Negócios e Turismo florescem em Alcácer do Sal

50 novas empresas instalaram-se no concelho até Outubro de 2016

O concelho de Alcácer do Sal recebeu, entre Novembro de 2015 e Outubro de 2016, a criação de 50 novas empresas, a maioria no setor terciário, associadas à hotelaria e restauração. Segue-se o setor primário (agricultura e pecuária) e, residualmente, o setor secundário, associado à construção civil, metalomecânica e confeção de roupa com uma dimensão familiar. Os dados, divulgados recentemente pelo INE – Instituto Nacional de Estatística, indicam ainda que, destas 50 empresas, cinco são sociedades anónimas, 19 sociedades unipessoais e as restantes são sociedades por quotas. 
Alcácer do Sal tem atraido novas empresas e turistas 


Relativamente ao comércio internacional em 2015, e apesar de os valores no concelho não atingirem os 25 milhões de euros de exportações e as importações serem de pouco mais de 5 milhões de euros, a balança comercial teve uma taxa de variação muito superior ao registado na NUT III, que corresponde ao Alentejo Litoral.
No que se refere ao Turismo, em 2015 as dormidas no concelho mostraram-se proporcionais ao número de estabelecimentos hoteleiros, cujo peso do município na NUT III é de quase oito por cento. Estes números prendem-se com a capacidade de resposta à procura, que se traduz em 10 estabelecimentos hoteleiros no concelho, que perfazem uma capacidade de alojamento de 897 camas. O número de dormidas situou-se nas 45.978, num total de 19 mil 376 hóspedes, gerando proveitos positivos na ordem dos 2.2 milhões euros.
"O concelho de Alcácer do Sal afirma-se, assim, pela crescente aposta na área dos negócios e do turismo, a ter em consideração quando se reflete sobre o futuro", realça a autarquia em comunicado.

Agência de Notícias

Comentários