GNR indemniza familia do Barreiro em 100 mil euros

Filho do jovem morto por GNR indemnizado em 100 mil euros

O Estado foi condenado a pagar 100 mil euros ao filho de um jovem morto a tiro por um militar da GNR em 2006, no Barreiro. Após recurso, o Tribunal Central Administrativo Sul baixou em 50 mil euros a indemnização que tinha sido decretada anteriormente pelo Tribunal do Barreiro, que em Setembro de 2011 livrou o militar de ressarcir os familiares da vítima, escreve o DN nesta terça-feira. O filho da vítima tem, atualmente, 11 anos e, além dos 100 mil euros que irá receber, o Estado foi ainda condenado a pagar 325 euros ao pai da vítima pelas despesas do funeral.
Perseguição policial fez um morto, na Penalva, em 2006  

Paulo Duque, 19 anos, era investigado pelas autoridades por posse de arma proibida e considerado “perigoso”, por “andar armado”. Morreu no Hospital do Barreiro, horas depois de ter sido baleado.
Um militar foi condenado a um ano e três meses de prisão, com pena suspensa, por homicídio por negligência. O tribunal considerou que o militar tinha formação de tiro “insuficiente” e que violou as normas de segurança no manuseamento de armas de fogo.
O incidente remonta à noite de 5 de fevereiro de 2006 quando uma patrulha da GNR suspeitou de uma mota parada à porta de um café na localidade de Penalva, que tinha a matrícula dobrada e aparentava ter sido roubada.
Os militares abordaram Paulo Duque e um amigo, que terão reagido com insultos e ameaças antes de fugirem para a mata circundante.
O militar condenado terá disparado de forma acidental durante a perseguição, uma vez que corria com o dedo no gatilho, depois de ter destravado a arma.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários