Cordão Humano por escola na Quinta do Conde

"Esta é uma obra prioritária no concelho e no distrito" 

As associações de pais das escolas da Quinta do Conde, a Câmara de Sesimbra e a Junta de Freguesia da Quinta do Conde promovem, no dia 26 de Janeiro, às 10 horas, um cordão humano que ligará as sedes dos três agrupamentos de escolas da freguesia, como forma de reivindicar a construção de uma Escola Secundária na freguesia. O cordão vai começar a formar-se na Escola Básica Integrada da Boa Água, passa pela Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e termina na Escola Básica 2,3+S Michel Giacometti, onde às 11h30 horas, terá lugar uma concentração com intervenções de autarcas e representantes da comunidade educativa.
Apesar de estar "aprovada" a escola continua por fazer 

A construção de uma escola secundária na Quinta do Conde é há muito reivindicada pela Câmara de Sesimbra, Junta de Freguesia e comunidade escolar, uma vez que a "única escola com ensino secundário da freguesia, a EB 2,3/S Michel Giacometti, encontra-se sobrelotada, o que obriga muitos alunos a terem de estudar noutros concelhos, e com sinais de degradação evidentes", explica a autarquia ao ADN.
A Câmara de Sesimbra recorda que já disponibilizou inclusivamente um terreno para o equipamento, e a construção esteve prevista para 2011. Contudo, o processo foi interrompido pelo Ministro da Educação.
No início de 2016, o tema esteve em debate no Parlamento, que resultou na aprovação de propostas de resolução do PCP, PEV, PS e BE, que sublinharam a necessidade urgente da construção do equipamento.
Numa reunião recente com a secretária de Estado da Educação, a vice-presidente da Câmara de Sesimbra, Felícia Costa, apresentou um conjunto de dados relativos à rede escolar, que demonstram "o número elevado de alunos que neste momento tem de recorrer a escolas fora do concelho, e destacou as previsões demográficas que indicam a continuação do crescimento populacional da freguesia o que, a breve prazo, tornará esta situação insustentável".
Lembrou também o estado de degradação da escola Michael Giacometti, a única que tem ensino secundário na Quinta do Conde. Apesar disso, não foi assumido qualquer compromisso por parte do Governo e o assunto vai manter-se em aberto.
Em resposta a esta posição, que contraria as propostas de resolução aprovadas e o próprio contexto social da freguesia, a Câmara  de Sesimbra deixou a "garantia de que não vai desistir da luta por esta escola, tanto a nível institucional, como através da participação ativa em todas as iniciativas organizadas pela Junta de Freguesia, associações de pais e comunidade educativa, como é o caso deste cordão humano", sublinha a Câmara de Sesimbra.
Note-se que apesar da construção e gestão de escolas secundárias não ser uma responsabilidade da autarquia (que tem a seu cargo o pré-escolar e primeiro ciclo), a "ausência de uma resposta de qualidade ao nível deste grau de ensino é uma preocupação para a Câmara de Sesimbra, que nos últimos anos tem feito uma forte aposta no ensino e atingiu um patamar de mérito a nível nacional", conclui a nota da Câmara Municipal.

Agência de Notícias com Câmara de Sesimbra

Comentários