Arco da Ponte de Pinhal Novo vai ter memorial

Câmara quer recuperar antigo arco da ponte desmantelado em 2002 

O município de Palmela pretende construir uma obra artística evocativa das memórias populares do antigo Arco da Ponte de Pinhal Novo, a partir da alvenaria de pedra original da estrutura, e vai ouvir a população para recolher ideias e memórias sobre a estrutura. Elaboração artística da obra será, diz a autarquia, "enriquecida com a recolha de memórias (orais e fotográficas) sobre o Arco da Ponte de Pinhal Novo, datado dos anos 30 do século XX". 
Antigo Arco da Ponte marcou gerações pinhalnovenses 

O projecto de criação do memorial, incluindo aspectos como a sua localização, vai estar em debate numa sessão pública a decorrer na Junta de Freguesia de Pinhal Novo, integrada no programa da Semana da Freguesia de Pinhal Novo, no dia 19 de Janeiro, às 21 horas.
"A elaboração artística da obra será enriquecida com a recolha de memórias (orais e fotográficas) sobre o Arco da Ponte de Pinhal Novo, datado dos anos 30 do século XX. A ideia é que essa recolha contribua também para a historiografia local e para o espólio do Museu Municipal", explica o município em nota de imprensa.
O trabalho do museu terá, por sua vez, continuidade com uma série de sessões do projecto de recolha fotográfica “Álbum de Família” no Pinhal Novo, programadas para os próximos meses.
O antigo Arco da Ponte, que atravessava o caminho-de-ferro em Pinhal Novo sobre a Rua de Olivença, era utilizado pelos jovens como espaço de convívio. O viaduto foi desmantelado em 2002, a pretexto das obras de modernização da linha férrea levadas a cabo pela REFER.
Hoje, o município pretende afirmá-lo como um “ponto de diálogo entre o passado e o presente”. A população é convidada a contribuir para o projecto com o envio de imagens digitalizadas do Arco da Ponte ou depoimentos com as suas memórias para o e-mail museumunicipalpalmela@gmail.com.

Semanas das Freguesias 2017 têm início em Pinhal Novo
A Câmara de Palmela promove a Semana da Freguesia de Pinhal Novo entre 16 e 20 de Janeiro, dando início ao ciclo anual de trabalho dedicado às Freguesias, que integra a estratégia de estímulo à participação cidadã. Este ciclo irá prolongar-se até Maio, com "um olhar atento sobre as especificidades de cada uma das freguesias do concelho, privilegiando o contacto direto com agentes locais", explica a Câmara de Palmela.  
Durante estas semanas, autarcas e técnicos municipais apresentam investimentos e projetos em curso, auscultam as populações e visitam e dão a conhecer iniciativas e dinâmicas locais no campo cultural, social, empresarial e associativo.
Do programa a realizar em Pinhal Novo, destacam-se a reunião pública no dia 18, às 21 horas, no salão da Junta de Freguesia, e a discussão pública sobre o Memorial do Arco da Ponte de Pinhal Novo, no dia 19, também às 21 horas, no mesmo local. O executivo municipal com pelouros atribuídos promove, durante a manhã de dia 20, atendimento descentralizado no Mercado de Pinhal Novo, mediante marcação prévia até às 12 horas de 19 de Janeiro, através do telefone 212 336 650.
Marateca, de 13 a 17 de Fevereiro, Quinta do Anjo, de 13 a 17 de Março, Poceirão, de 17 a 21 de Abril e Palmela, de 17 a 21 de Maio, completam as semanas de trabalho nas freguesias do concelho.

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários