Túnel atrai com arte pública no centro de Setúbal

Ladeira de São Sebastião desvenda a "Maria" 

Novas cores dão vida ao túnel da Ladeira da Ponte de São Sebastião, no centro histórico de Setúbal, espaço mais atrativo depois de um conjunto de intervenções de beneficiação que incluíram a instalação de uma peça azulejar. “A Maria”, denominação da intervenção artística da autoria de Ricardo Crista, dá-se a conhecer a setubalenses e visitantes numa das paredes do túnel da Ladeira de São Sebastião, situado nas imediações do Museu do Trabalho Michel Giacometti, que ganharam nova vida após intervenção municipal.
Obra de arte em azulejo nasce no túnel da Ladeira de S. Sebastião  

A peça de arte pública pode ser apreciada por todos naquele local recentemente intervencionado pela Câmara  de Setúbal com trabalhos de beneficiação que incluíram a reparação e pintura de paredes, assim como a limpeza de pedras de grande dimensão que integram a estrutura do túnel.
Os trabalhos, concretizados nas duas últimas semanas de Novembro, "contemplaram também a instalação de nova iluminação decorativa no túnel, beneficiação que realça traços originais daquela infraestrutura situada no centro histórico de Setúbal e que faz a ligação entre a zona do Largo Defensores da República e a Avenida Luísa Todi", explica a Câmara de Setúbal em comunicado.
No túnel está também agora um elemento escultórico, com quatro metros de altura e cinco de largura, que ganha forma na junção de sete painéis azulejares. No total são 390 azulejos, criados de acordo com técnicas tradicionais de azulejaria portuguesa, depois partidos pelo artista para revelar “A Maria”.
Além do elemento azulejar em tons de azul, a intervenção artística instalada entre os dias 2 e 8 de Dezembro e que personifica, em simultâneo, uma homenagem às operárias conserveiras e às peixeiras do Mercado do Livramento, inclui uma placa em aço corten com a indicação “Operária Conserveira” e iluminação decorativa dedicada.
A intervenção artística, a par das beneficiações no túnel da Ladeira da Ponte de São Sebastião, são complementares à intervenção em curso no Museu do Trabalho Michel Giacometti, edifício municipal que está a ser reabilitado numa operação igualmente impulsionada pela autarquia.
Além da renovação do exterior do imóvel, agora com uma pintura em tons de vermelho que o destaca entre a malha urbana daquela zona do centro histórico, o equipamento está a receber várias melhorias no interior, com mais conforto para os utilizadores e um novo projeto museográfico.

Agência de Notícias com Câmara de Setúbal 

Comentários