Palmela vai ter destacamento territorial da GNR a funcionar

Destacamento ativado no primeiro dia de 2017 

O Destacamento Territorial de Palmela da Guarda Nacional Republicana (GNR) será activado já no próximo dia 1 de Janeiro, com os adequados recursos humanos e técnicos. “A decisão de activar esta unidade da GNR, que terá a responsabilidade adstrita aos postos de Palmela, Pinhal Novo, Poceirão e Canha [no concelho do Montijo], foi comunicada ao município de Palmela pelo comando-geral desta força militar”, explica a Câmara de Palmela, em comunicado. 
Atual quartel da GNR de Palmela foi inaugurado em 2014 

A autarquia lembra que activação deste destacamento territorial reflecte a “concretização do compromisso assumido pelo Ministério da Administração Interna aquando da construção do novo quartel da GNR em Palmela”, o qual contou “com um grande envolvimento financeiro e logístico da autarquia, designadamente, a compra e cedência do terreno e o lançamento e acompanhamento da empreitada, no pressuposto de que o reforço de meios só seria possível com instalações adequadas e um maior grau de operacionalidade e de autonomia”.
Ainda de acordo com a Câmara de Palmela, “ao longo destes anos, o município nunca deixou de reivindicar a instalação desta unidade territorial, essencial para uma resposta mais eficaz e pronta à segurança e prevenção da criminalidade no concelho de Palmela. Uma reivindicação que se concretiza fruto de uma postura proactiva, depois de seis moções aprovadas nos órgãos Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia, e de várias reuniões do presidente da Câmara com o General Comandante-Geral da GNR e com a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna”, sublinha o comunicado da autarquia. 
A Câmara de Palmela realça “o grande envolvimento dos comandos de posto e territorial na sensibilização do poder central”, o que, de acordo com a autarquia, é revelador “de um profissionalismo e conhecimento do território que devem ser sublinhados”, conclui a autarquia. 

Novo quartel inaugurado em 2014 
O novo quartel da GNR de Palmela,  na Avenida do Palmelense Futebol Clube, foi inaugurado em Março de 2014. Na altura, Álvaro Amaro, presidente da Câmara de Palmela, dizia que "a concretização deste investimento é bem um exemplo do que pode e deve ser a cooperação institucional entre órgãos do governo central e local e, nós, no concelho de Palmela, temos trabalhado sempre do lado da solução, contribuindo para qualificar o nosso território, dotando-o dos equipamentos e infraestruturas necessárias ao quotidiano dos cidadãos, em todas as dimensões". 
O autarca aponta a centralidade do concelho, atravessado por eixos rodo e ferroviários estruturantes, o desenvolvimento socioeconómico e a diversidade, que têm sido determinantes para o crescimento demográfico nas duas últimas décadas, com um aumento expressivo da população infantil. "Sabemos que estas características e a realidade do nosso concelho exigem, também, uma intervenção atenta das forças de proteção civil, em diferentes domínios - a prevenção, investigação, combate à criminalidade, a segurança rodoviária, a proteção e defesa do ambiente, a proteção e vigilância das nossas crianças e idosos - e sabemos muito bem como é tranquilizadora a presença das equipas da Escola Segura, com as visitas e sessões de esclarecimento que a GNR faz com os nossos idosos". 
A nova infra-estrutura custou um milhão e meio de euros e já previa a sua adaptação para receber o destacamento territorial de Palmela. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela

Comentários