Moita quer valorizar património marítimo

Câmara aprova 2ª edição do Programa “Moita Património”

“O Património Flúvio-Marítimo do Concelho da Moita” é o tema da 2ª edição do Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação – Moita Património/2016, aprovado na última reunião pública da Câmara Municipal. A iniciativa, lembra a autarquia, tem como objetivo principal, "contribuir para o estudo e divulgação do património e história locais, valorizando, preservando e difundindo a história e a identidade do concelho da Moita". Ainda sobre a valorização da história local, a autarquia aprovou um protocolo com o historiador Victor da Silva, que pretende doar à Câmara da Moita "um acervo sobre história local. 
Câmara incentiva munícipes a estudar património local  

Podem candidatar-se a este programa, investigadores e autores a residir em Portugal, com mais de 18 anos, bem como associações, instituições particulares de solidariedade social, entidades e estruturas profissionais na área da cultura e do ensino que apresentem trabalhos inéditos, no âmbito do Património do Município da Moita, com interesse para a divulgação aos munícipes e que projetem o município. 
A Câmara Municipal definiu a verba de 10 mil euros para este programa bienal, destinados à edição de trabalhos, em diversos formatos.
As candidaturas podem ser apresentadas até 30 de Dezembro, estando previsto para o dia 31 de Janeiro de 2017 o anúncio da aprovação da candidatura do Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação – Moita Património. 
O prazo para executar e finalizar o projeto é de seis meses, seguindo-se a sua edição em Setembro de 2017. A ficha de inscrição e toda a informação sobre o “Moita Património” está disponível aqui.

Doação de acervo sobre história local
Ainda sobre a valorização da história local, foi aprovada, por unanimidade, a proposta de protocolo de doação de coleção de documentos a celebrar com Victor Manuel Dias da Silva.
Historiador local e munícipe, Victor Manuel Dias da Silva pretende doar à Câmara da Moita um acervo sobre história local, assegurando, através da celebração do protocolo com a autarquia, a salvaguarda deste fundo e a facilitação do seu acesso a investigadores da área.
O acervo consiste numa coleção composta por um vasto conjunto de documentos, cópias e transcrições com informações relevantes para o estudo da história local. "Esta coleção faz-se acompanhar também de um conjunto de documentos gráficos, nomeadamente fotografias de eventos realizados na Moita nos últimos oitenta anos, bem como de livros sobre variadas temáticas", explica a Câmara da Moita.

Apoio financeiro para atividade desportivaNesta reunião pública, foi também aprovada por unanimidade a atribuição de um apoio financeiro ao Clube Amigos do Atletismo da Moita, no valor de 600 euros, para apoiar a realização do 21º Corta Mato Juvenil (com provas extras) realizado em Novembro, no âmbito do AtletisMoita – Torneio em Atletismo das Coletividades do Concelho da Moita.
A próxima reunião pública da Câmara  da Moita está agendada para o dia 28 de Dezembro, às 21 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Moita.

Agência de Notícias com Câmara da Moita 

Comentários