António Costa promete Hospital do Seixal em 2017

Obra vai mesmo avançar durante o próximo ano 

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, recebeu a garantia do primeiro-ministro que o novo hospital do Seixal vai avançar em 2017, considerando ser uma necessidade para a região, disse à Agência Lusa. "O Hospital do Seixal seria o equipamento de saúde que resolvia 80 por cento dos nossos problemas. Desafogava o Garcia de Orta, em Almada, funcionando como um complexo hospitalar com dois pólos. Está no Orçamento do Estado para 2017 e as palavras do primeiro-ministro foram de incentivo e que irá ser concretizado", afirmou à Lusa o presidente da Câmara do Seixal.
Câmara do Seixal promete estar atenta às "promessas" do Governo 

O primeiro-ministro, António Costa, de visita a vários municípios, irá passar ao longo do dia de sábado pelos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Leiria e Setúbal, onde visitou as obras apoiadas por fundos comunitários que, de acordo com o Governo, estão a “alavancar” o investimento público. António Costa iniciou viagem pelas nove horas, no município do Seixal.
O autarca referiu que aproveitou a visita de Costa, que não falou à comunicação social, para alertar para algumas necessidades do concelho, entre elas o novo hospital. “A nossa luta vai continuar, porque já tivemos outros governantes que disseram que ia avançar, assinaram até compromissos, e depois não se cumpriu. Acreditamos no primeiro-ministro, mas estamos já escaldados”, disse Joaquim Santos.
O concelho do Seixal tem como hospital de referência o Garcia de Orta, em Almada, que ainda serve o concelho de Sesimbra. Projectado para 150 mil utentes, tem actualmente 450 mil na sua área de influência. Não raras vezes, assiste-se a situações de ruptura no serviço de urgência, com tempos de espera superiores a oito horas.
Já em 2009, foi assinado um acordo entre o município e o Ministério da Saúde, onde o governo assumia a construção da nova unidade hospitalar. Na altura, estavam previstas 23 especialidades médicas, 72 camas de internamento e um serviço de urgência básica.

Educação na agenda da Câmara e do primeiro-ministro 
No Seixal, António Costa, acompanhado pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, visitou a obra da futura Casa do Educador do Seixal. “Este edifício era uma antiga escola primária. É emblemático e corresponde à nossa visão de reabilitação urbana de imóveis com importância para funções sociais”, explicou Joaquim Santos. “O edifício destina-se à Casa do Educador, que é uma associação composta por antigos professores e educadores, que são responsáveis pela universidade sénior do Seixal com mais de 700 alunos”.
O autarca do Seixal disse ainda que a obra está já na sua fase final e que depois servirá para que a associação tenha as suas instalações sociais e gabinetes de trabalho. “É um investimento de 300 mil euros. A autarquia é dona da obra, que tem apoio de fundos europeus de 28 por cento, cerca de 85 mil euros, no âmbito do plano de ação de reabilitação urbana”, concluiu o autarca do Seixal.

Agência de Notícias com Lusa

Comentários