Sines coloca crianças em atividades ambientais

Câmara e Aicep colaboram na educação ambiental 

A Câmara de Sines e a aicep Global Parques assinaram, no centro de negócios da  Zona Industrial e Logística de Sines, um protocolo que estabelece bases de cooperação para a promoção da educação ambiental. A aicep Global Parques participará no Programa de Educação Ambiental da autarquia do distrito de Setúbal, proporcionando visitas dos alunos das escolas do concelho à zona industrial, onde serão difundidas “experiências no âmbito da proteção ambiental em contexto industrial”. O Programa de Educação Ambiental, promovido pela autarquia, continua a "formar uma nova geração de cidadãos ambientalmente responsáveis", realça a autarquia de Sines que na semana passada levou 275 alunos das escolas básicas a visualizaram o filme “Viagem à volta do lixo”. 

Programa de Educação Ambiental decorre em escolas de Sines

Serão promovidos seminários sobre ambiente, nomeadamente de divulgação anual dos resultados das campanhas de monitorização efetuadas pela aicep Global Parques no âmbito do Plano de Monitorização Ambiental da Zona Industrial e Logística de Sines e do programa GISA - Gestão Integrada da Saúde e Ambiente.
As duas entidades acordam também o desenvolvimento de ações conjuntas para melhorar a qualidade e limpeza das praias na envolvência da Zona Industrial de Sines.
"A promoção de políticas integradas de gestão de ativos florestais e de áreas verdes, bem como a organização de visitas e passeios interpretativos destes ativos ambientais será outro domínio de cooperação", explica a Câmara de Sines.
O protocolo, que tem a duração de dois anos, estabelece ainda o apoio financeiro da aicep Global Parques, no montante anual de cinco mil euros, para o desenvolvimento de ações de melhoria e consciencialização ambiental.

Alunos de Sines em atividades ambientais 
O Programa de Educação Ambiental, promovido pela Câmara de Sines, continua a formar uma nova geração de cidadãos ambientalmente responsáveis.
Nas atividades mais recentes, 275 alunos das escolas básicas n.º 1, n.º 2 e n.º 3 visualizaram o filme “Viagem à volta do lixo”, que explica de forma simples o que acontece ao lixo produzido por todos nós, desde o lixo indiferenciado ao lixo reciclável, passando pelo óleo alimentar usado e pelos equipamentos elétricos e eletrónicos.
Também neste ano letivo, 164 crianças das escolas básicas n.º 1 e n.º 3 já visitaram o aterro sanitário e o centro de triagem da Ambilital, em Ermidas-Sado. O objetivo da atividade é "sensibilizar alunos e professores para a importância da separação dos resíduos produzidos na escola e em casa", sublinha a autarquia.
As iniciativas do Programa de Educação Ambiental, prosseguem até ao final do ano letivo.

Agência de Notícias com Câmara de Sines

Comentários