PSD acusa Governo de esquecer Terminal do Barreiro

Social-democratas acusam ministra do Mar de destruir projeto 

O deputado do PSD do distrito de Setúbal, Bruno Vitorino, acusou a ministra do Mar de estar a desenvolver uma “estratégia subtil para destruir o projeto do terminal de contentores do Barreiro”. No âmbito da audição da ministra na Assembleia da República, em discussão da especialidade do Orçamento de Estado para 2017, o social-democrata recorda que a posição do anterior governo sobre esta matéria era clara, avançar com o terminal de contentores no Barreiro, desde que fosse viável e houvesse investidores privados interessados. 
Terminal do Barreiro sem provisões no Orçamento de Estado 

“Ainda não se percebeu qual a posição do PS e do Governo ao longo dos tempos. Porque ela foi dúbia. Já foram contra e já foram a favor. Depois faltavam os estudos. Agora que já há estudos, a ministra anuncia muitos outros investimentos que vão esvaziar o projeto do Barreiro, como a aposta de Alcântara ou Setúbal como complemento a Lisboa. Depois de perder imenso tempo, de adiar as decisões e de retirar valor ao Barreiro é que afirma que vai consultar o mercado, numa altura em que já afastou potenciais interessados. Isto é uma forma subtil de destruir o projeto para o Barreiro”, sublinhou o social-democrata.
Bruno Vitorino lembra que o PSD sempre defendeu que o terminal de contentores “é fundamental para o Barreiro e para a região, criando muitos postos de trabalho diretos e atraindo muito mais investimento”.

Ministra abordou novo terminal em Outubro
A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, abordou o tema do novo terminal de contentores do Barreiro, no final do mês passado, afirmando que, caso esta infraestrutura venha a ser viabilizada, será feita “uma imediata consulta ao mercado e lançado um concurso internacional”.
O território da Baía do Tejo, no concelho do Barreiro, está a ser estudado como hipótese para receber o novo terminal de contentores de Lisboa.
O equipamento representa um investimento de cerca de 700 milhões de euros para uma área de contentores e multiusos, numa área logística de cerca de 400 hectares.
A plataforma multimodal inclui o terminal de contentores com capacidade para 2,7 milhões de teus (medida standard utilizada para calcular o volume de um contentor) por ano.
Em Setembro, o presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, afirmou que já tinha sido entregue o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) sobre o novo terminal de contentores no concelho e que os resultados viabilizavam a infraestrutura.

Agência de Notícias 

Comentários