Montijo quer legalizar apanha de ameijoa no Tejo

Secretário de Estado das Pescas no Montijo para falar do estuário do Tejo

Realizou-se na semana passada, uma reunião entre a Câmara Municipal do Montijo e o secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, onde foi discutida a visão estratégica para a valorização do Estuário do Tejo. O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, relembrou o governante da "necessidade de criar um circuito comercial de pescado num contexto de proximidade, a localizar no novo Cais dos Pescadores e a gerir pela Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense".
Secretário de Estado das Pescas esteve no Montijo

Discutiu-se também a necessidade de "um programa de valorização da navegabilidade do Tejo, designadamente o desassoreamento das calas e a despoluição do rio, assente em investimento comunitário. Falou-se no crescimento da economia do estuário através do desenvolvimento do turismo fluvial", realça Nuno Canta.
Por fim, foi abordada a problemática associada à atividade da apanha de bivalves no estuário, "no sentido da legalização da atividade e da garantia de saúde pública dos consumidores".
Um assunto, refere a autarquia, "negligenciado durante anos pelo anterior Governo, e que mais uma vez a Câmara do Montijo chama a atenção para a necessidade de centrar as opções políticas nas questões em que verdadeiramente está em causa o nosso destino coletivo", concluiu Nuno Canta.

Agência de Notícias

Comentários