Sines vai envelhecer vinhos no fundo do mar

700 garrafas  de vinhos da Costa Alentejana no fundo do mar

Quando se pensa em vinho alentejano surge logo no imaginário vastas vinhas na planície. Mas no Alentejo Litoral também há vinho e é para este facto que a autarquia de Sines quer chamar à atenção com o colocar de 700 garrafas no fundo do mar, numa iniciativa que pretende também promover a “Tall Ship Race” que vai passar na cidade alentejana 28 de Abril e 1 de Maio de 2017. Simultaneamente a uma degustação de vinhos, as garrafas serão depositadas - dia 16, a partir das 10h30 - no fundo do mar do Porto de Recreio de Sines, numa iniciativa que se pretende anual e que conta com o apoio da Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, pois foi das suas formações que saíram os cestos para a colocação do vinho no mar e que irão servir também de presente para as tripulações dos grandes veleiros que aportarão em Sines.
700 garrafas irão repousar no  fundo do mar a partir do dia 16 

Com o intuito de promover a realização da Regata dos Grandes Veleiros, que passará por Sines entre 28 de Abril e 1 de Maio de 2017, a Câmara de Sines, vai envelhecer cerca de 700 garrafas de vinho no fundo do mar. Esta iniciativa, que resulta de um protocolo celebrado no dia 27 de Julho entre a autarquia do distrito de Setúbal e a Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, terá lugar no próximo dia 16, a partir das 10h30, no Porto de Recreio de Sines.
Vão ser colocadas no mar cerca de 700 garrafas de vinho dos produtores daquela sub-região. Além do “pretexto imediato” desta iniciativa passar pela promoção da realização da Regata dos Grandes Veleiros, a autarquia revela ainda que existe uma outra meta essencial associada a esta acção. “O objectivo, no entanto, é que passe a constituir um evento anual, destinado à promoção dos vinhos da Costa Alentejana, associada à promoção de Sines como um destino turístico que acrescenta aos seus variados produtos turísticos mais este produto, celebrando a qualidade dos vinhos da Costa Alentejana com uma experiência de ‘pousio’ no fundo do mar”, explica a Câmara de Sines.
Nesta primeira experiência, pretende a Câmara de Sines, com a colaboração dos produtores da Produtores de Vinho da Costa Alentejana, que oferecem os vinhos, e do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que construiu os “cestos” para a colocação do vinho no mar, “criar um presente original para oferecer às tripulações dos grandes veleiros que aportarão em Sines em 2017”.
O evento contará com intervenções do representante da Produtores de Vinho da Costa Alentejana, do presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo e do presidente da Câmara  de Sines. Após as intervenções, está prevista uma degustação dos vinhos da mesma produção dos que serão colocados no mar.

 Agência de Notícias

Comentários