Setúbal vai receber a World Walking Day no domingo

Primeira cidade portuguesa a receber o World Walking Day

A primeira edição portuguesa do Dia da Caminhada acontece dia 2 de Outubro, com partida na Praça do Bocage. São 6,7 quilómetros de caminhada, logo pela manhã, na cidade de Setúbal, com partida na Praça do Bocage e chegada marcada para o Parque de Albarquel. A caminhada faz parte da iniciativa Setúbal 2016 Cidade Europeia do Desporto e no início do passeio será distribuído um flyer aos participantes, com o percurso e breves histórias dos locais de passagem — monumentos, estátuas, igrejas e outros locais de interesse cultural. Promovida pela Tafisa — The Association for International Sport for All, a caminhada setubalense é vista por João Alexandre, representante internacional da mesma, como “um marco histórico".
Setúbal recebe pela primeira vez o Dia da Caminhada 

O World Walking Day vai acontecer em Setúbal, já no próximo domingo,  Dia Mundial da Caminhada. São 6,7 quilómetros de caminhada, com início marcado para as 10 da manhã, com partida na Praça do Bocage e chegada marcada para o Parque Urbano de Albarquel (cerca de duas horas depois).
Esta iniciativa de carácter internacional é promovida pela Tafisa – The Association For International Sport for All [que conta com 162 países, num total de 76 mil associados] e está incluída no programa de Setúbal 2016. É organizada numa parceria entre Câmara de Setúbal, Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, Corrida Noturna, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e Ídolos da Praça, com o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto.
"Queremos dar assim o exemplo também para que nos próximos anos cada vez mais cidades se juntem a este evento que tem lugar a nível mundial”, referiu  João Alexandre durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.
Pedro Pina, vereador do desporto da Câmara de Setúbal, destacou as iniciativas de Setúbal Cidade do Desporto, “cujo balanço até agora tem sido muitíssimo positivo, e já temos a confirmação de iniciativas que voltarão a ser realizadas na nossa cidade. No entanto, o principio deste evento é também levar as pessoas a participarem mais nas actividades físicas, e se por um lado temos uma componente do Desporto de Competição, por outro é importante levar todos a participar, e que compreendam que não precisam de estar inscritas num clube ou ginásio para praticar actividade física, porque Setúbal é um enorme equipamento desportivo”.
A atividade visa "estimular as cidades, as comunidades e os cidadãos a serem mais ativos, integrando a atividade física na sua vida quotidiana e usufruírem dos benefícios que o desporto proporciona", diz a organização. Visa ainda "mostrar que a utilização dos espaços públicos – parques, praças, avenidas e ruas –, constituem um ótimo recurso ao alcance de todos para a prática desportiva", sublinha a Tafisa.
No início da caminhada, que passará por cerca de 50 pontos de interesse histórico e cultural no centro de Setúbal, será distribuído um flyer aos participantes, com o percurso e breves histórias dos locais de passagem — monumentos, estátuas, igrejas e outros locais de interesse cultural. Não é necessário fazer inscrição. Basta aparecer na Praça do Bocage, no dia 2.

Comentários