Praias do Tejo ainda não estão aptas para banhos

"Não é só a água, é também a qualidade da areia, do espaço e infraestruturas oferecidas" 

A Associação Nacional de Conservação da Natureza – Quercus afirma que, apesar do aumento da procura pelas praias do estuário do Tejo, no distrito de Setúbal, estas águas ainda não têm qualidade para serem aptas para banhos, podendo ser prejudiciais à saúde. “Penso que sempre houve vontade e sempre houve pessoas que fizeram praia nestas zonas, apesar de a qualidade da água nunca ter estado em condições” adequadas às exigências legais, disse à agência Lusa a especialista Sandra Pereira, da Quercus. Ainda assim, a praia da Ponta dos Corvos, no Seixal, Rosário, na Moita e as praias dos Moinhos e Samouco, em Alcochete, atraem cada vez mais banhistas que consideram estas praias "um bocadinho de paraíso". As autarquias trabalham para melhorar a qualidade da água.   
Praia da Ponta dos Corvos tem vista para a capital portuguesa 

Segundo a representante da Associação Nacional de Conservação da Natureza, “houve apenas um ano em que foi dada qualidade de água suficiente para ser uma zona balnear”, isto na praia da Ponta dos Corvos, no Seixal, mas a atribuição feita em 2013 “foi retirada já no início deste ano porque a água não apresenta qualidade”.
A representante notou também a necessidade de os municípios continuarem a monitorizar as águas, cuja qualidade deve ser melhorada, assim como “todas as infraestruturas na envolvente da praia”.
“Não é só a água, é também a qualidade da areia, do espaço, as infraestruturas oferecidas, parque de estacionamento, zonas para as pessoas estarem”, assinalou.
Para o concelho do Seixal, a atribuição, entretanto retirada, à praia da Ponta dos Corvos “foi uma novidade” que provocou “um crescendo de procura”, contou à Lusa o presidente do município, Joaquim Santos.
No próximo mandato, o responsável quer dinamizar ainda mais a zona: “Pensamos que esta praia poderá constituir-se como um futuro centro de desportos náuticos, com um apoio em termos de um possível ‘eco-resort’”, diz o autarca do Seixal.
Em fase de licenciamento ambiental está já um hotel de luxo na reserva ecológica junto à praia, onde funcionava a Fábrica da Seca do Bacalhau, no âmbito da qual haverá “o mínimo de intrusão no solo”, garantiu.

Alcochete quer investir e Moita quer manter como está 
Moita pretende manter a praia do Rosário intacta 
Também junto à praia dos Moinhos, em Alcochete, está a surgir um empreendimento turístico com hotel e aparthotel.
Segundo o vereador das Águas e Saneamento da Câmara de Alcochete, Jorge Giro, esta infraestrutura vai “permitir que essa lacuna que ainda existe seja colmatada”.
Por seu lado, o presidente do município da Moita, Rui Garcia, sustentou que “não é desejável” que sejam criadas infraestruturas na praia do Rosário, a única do concelho, por poderem colocar “em causa a sua própria sobrevivência”.
“Como está, com este aspeto natural e com os serviços de apoio indispensáveis [bar, restaurante, posto de socorro, parque de merendas e estacionamento], pensamos que está bem”, concluiu o autarca da Moita. 
Para a melhoria das condições, contribuiu o esforço dos municípios da região de Setúbal no tratamento das águas e na melhoria das infraestruturas de apoio às praias. O objetivo é que estas venham a ser consideradas zonas balneares, aptas para banhos.
A praia da Ponta dos Corvos chegou a ser classificada, em 2013, boa para a prática balnear, mas perdeu a atribuição no início deste ano porque “ainda [se encontram] em fase de resolução alguns focos pontuais de poluição que induzem variações na qualidade microbiológica da água”, explicou a Agência Portuguesa do Ambiente, em resposta escrita enviada à Lusa.
“No que respeita a outros locais do estuário do Tejo – como sejam praia do Rosário [Moita] ou Samouco [Alcochete] -, onde se pratica a prática de banhos mas que não estão identificados como águas balneares, tem sido efetuada monitorização da qualidade da água por parte de outras entidades, nomeadamente serviços de Saúde Regional e autarquias”, adianta a Agência Portuguesa do Ambiente, referindo que cabe aos municípios “propor a identificação de uma água balnear, sempre que exista apetência para o banho”.

Praias com cada vez mais banhistas 
A praia da Ponta dos Corvos, no Seixal, Rosário, na Moita e as praias dos Moinhos e Samouco, em Alcochete, atraem cada vez mais banhistas. 
Estamos na Ponta dos Corvos, nome elegante para uma praia que tem muitas outra designações. "Antigamente só vinha para aqui o pessoal que morava na zona. Vinham a pé, não estavam para gastar dinheiro a ir para a Costa de Caparica ou para outros lados, apesar de saberem que a água aqui não era grande coisa. Daí que lhe chamassem a ‘praia dos Tesos'", conta Paulo Cardoso, de 70 anos, quase tantos os que se lembra de visitar o local, a quem alguns também chamam Praia do Mato ou Praia do Alfeite. Paulo não se lembra de ver a água tão límpida. "Tem havido muitas melhorias. Se olhar para o rio consegue ver o fundo, há uns anos era só lodo e a água estava barrenta", conta. Só falta limpara o areal, onde os detritos produzidos pelo homem e pela natureza se acumulam para lá da linha imaginária que marca os avanços e recuos das marés.
“Nós aqui consideramos mesmo o nosso Algarve. Isto é lindo, lindo de verão”, comenta Susete Ribeiro, que há 28 anos gere um bar na praia da Ponta dos Corvos.
Além de concessionária, Susete frequenta a praia desde que nasceu, há 62 anos, tendo assistido ao acréscimo da procura: “Neste verão então, muitos estrangeiros têm vindo aqui. As pessoas adoram”.
Mesmo que estas praias estuarinas ainda não estejam classificadas como aptas para banhos, isso não impede os veraneantes de as frequentarem.
Natural do Feijó (Almada), Maria dos Anjos, de 70 anos, vai à praia da Ponta dos Corvos há mais de 20 anos e já passou a tradição aos filhos e netos.
“Gosto desta praia porque esta é uma praia lindíssima. É melhor que a Costa da Caparica. A gente gosta muito de vir para aqui porque é muito sossegadinha, é uma família. Sinto-me muito bem”, conta à agência Lusa.

Samouco, Alcochete e Rosário também têm praia 
Cada vez mais banhistas procuram as praias de Alcochete 

Localizada no concelho da Moita, a praia do Rosário é outra das eleitas pelos banhistas. É o caso de Filomena Sá, residente no Barreiro, que diz à Lusa gostar “de tudo” nesta praia.
“Gosto da comodidade de ter o carro perto, da relva – que não sou muito amiga de pisar a areia -, é calmo, tenho pronto-socorro, tenha a biblioteca se quiser ler, tenho o café se quiser tomar alguma coisa e tenho o restaurante se quiser comer”, enumera.
A banhista, que complementa sempre as férias no Algarve com idas à praia do Rosário, vê esta como uma alternativa às outras praias em agosto, que ficam mais cheias: “Não tenho de sair cedo de casa nem vir a correr”.
Numa praia mais lado, Maria de Fátima Neves está a aproveitar o sol, acompanhada pelo marido.
O casal, emigrado na Alemanha há 45 anos, volta sempre à praia dos Moinhos, em Alcochete, quando vem passar férias a Portugal.
“É muito sossegada, acho isto bom. Muito sossegadinho aqui. É melhor do que estar no mar e levar com bolas aqui e com bolas ali. E é limpinha também”, destaca.
Segundo Maria de Fátima Neves, agora “vem muita gente” para esta praia, enquanto “antigamente era só meia dúzia”.

Comentários