Grândola exige reparação "urgente e imediata" do IC1

Acidente mortal relembra à urgência da reparação da estrada entre Grândola e Alcácer  

O presidente da Assembleia Municipal de Grândola reiterou esta quinta-feira a exigência ao Governo para "reparação urgente e imediata" do troço do Itinerário Complementar (IC) 1 entre Grândola e Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal. Após a morte de duas pessoas num acidente rodoviário no IC1, em Alcácer do Sal, no dia 2 deste mês, Rafael Rodrigues decidiu enviar um ofício ao Governo para apelar a que seja incluída no Orçamento do Estado para 2017 a reparação do troço do IC1 entre as duas localidades.
Má qualidade do piso do IC1 preocupa autarcas alentejanos  

"Na passada sexta-feira (dia 2 de Setembro), morreram mais dois grandolenses no troço que alguns apelidam ser da morte e que o foi para estes nossos conterrâneos", lamenta Rafael Rodrigues no ofício remetido ao Presidente da República, primeiro-ministro, aos ministros da Economia e do Planeamento e das Infraestruturas e ao presidente da Assembleia da República.
No documento, enviado também para os grupos parlamentares e para a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), o presidente da Assembleia Municipal de Grândola recorda o "estado degradante do piso do IC1, particularmente entre Palma e Grândola", exigindo a sua "reparação urgente e imediata".
"Fazemos chegar de novo a nossa voz numa altura em que se prepara a proposta de Orçamento do Estado para 2017 para que possam incluir, com caráter de prioridade, aquela intervenção, que custa vidas e é razão de prejuízos pelo elevado número de acidentes", reforça.
Rafael Rodrigues argumenta ainda que, além de "essencial para o quotidiano" da população, o IC1 "é uma via estruturante da circulação norte/sul", de ligação ao porto de Sines e para o turismo de todo o litoral alentejano.
"Na Assembleia Municipal de Grândola já foi aprovado [no passado] um conjunto de posições a exigir as obras no IC1 e tivemos uma posição conjunta das cinco assembleias municipais do litoral alentejano [Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém, Sines e Odemira] a defender o mesmo", recordou Rafael Rodrigues, em declarações à agência Lusa.
"Estamos a assistir a uma quantidade de acidentes, alguns deles mortais, sem que seja resolvida a situação", asseverou, lamentando que haja "muita conversa e nenhuma obra" por parte do Governo.
A reparação do troço de estrada com 21 quilómetros, entre Alcácer do Sal e Grândola, tem vindo a ser exigida nos últimos anos pelos autarcas, pela população local e pela comissão de utentes do IC1, através de vários protestos, incluindo marchas lentas.
"A denúncia tem sido permanente, mas até agora sem resultado", lamentou o autarca.

Comentários