Festas da Moita arrancam esta sexta-feira

Dez dias de festa em nome da fé, do rio e da tauromaquia 

Às 21h30 desta sexta-feira acende-se o arraial e ouvem-se os 21 morteiros, dando inicio às Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na Moita. Os “dez dias mais longos do ano” para as gentes da Moita vão contar com atividades ligadas ao rio, à religião e à festa brava, concertos diário e muita animação e convívio pelas principais ruas da vila. Do programa deste ano, destacamos ainda, na área musical, Alia Clark,  David Carreira, Quim Barreiros, Deolinda, HMB e Diogo Piçarra, no palco da Marginal da Moita. Mas estão previstos muitos outros espetáculos nos outros dois palcos das festas: Praça da República e Largo Conde Ferreira. Todos os concertos são ao ar livre e com entrada gratuita. Socialmente chamadas simplesmente de Festas da Moita, este evento tem nos barcos engalanados, nas largadas e corridas de touros, na procissão em honra da padroeira da vila e no cortejo etnográfico as suas principais atracções. Todos os dias há festa rija, com programação que começa cedo e só termina no dia seguinte. 
Começam hoje as Festas da Moita  

As tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem representam o que de mais genuíno as suas gentes têm para oferecer: a hospitalidade, a religiosidade, as tradições ligadas ao rio e à festa brava. Entre 9 e 18 de Setembro, estas festas populares prometem, como sempre, um programa intenso e diversificado num misto de animação, emoção e tradição.
"Para as pessoas que ainda não participaram nestas festas, que venham e tentem perceber a grandeza das Festas da Moita, aqui vão encontrar um espírito de camaradagem, alegria e boa disposição que é o que caracteriza as nossas festas. Aos que marcam presença regularmente queria dizer, para continuarem a vir e a participar, pois os pontos chaves da festa são mantidos ano após ano", diz o vereador do Desenvolvimento Económico e Turismo da Câmara da Moita,  João Romba.
Rui Garcia, Presidente da Câmara Municipal da Moita projecta o que serão as festas deste ano: "Tenho a convicção que vão ser como sempre 10 dias de convívio e de uma tradição muito antiga que se preserva e atrai milhares de visitantes. Não há nada particularmente novo, a estrutura está consolidada, o que procuramos é manter a qualidade pois quando as coisas estão bem não é preciso mudar nada, apostámos em bons espectáculos com o objectivo de atrair várias faixas etárias".
Este ano, para além das novidades sobre a comemoração religiosa, haverá ainda mais uma largada à noite na segunda feira, antes do feriado municipal.

David Carreira, Quim Barreiros, Diogo Piçarra e Deolinda na Moita  
JPAC, Alia Clark Like The Main Said, David Carreira, Quim Barreiros, Deolinda, HMB, DJ Kamala e Diogo Piçarra são alguns dos nomes que vão subir ao palco “Delta Cafés”, na Marginal da Moita. Mas as Festas da Moita oferecem mais dois palcos, com espetáculos diários: um na Praça da República e outro no Largo Conde Ferreira, este mais vocacionado para os bailes populares.
Todos os concertos são ao ar livre e com entrada gratuita.
As celebrações religiosas centram-se no primeiro domingo da festa, dia 11 de Setembro. São milhares as pessoas que assistem à imponente procissão em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, seguida da bênção das embarcações típicas do Tejo. A procissão, que irá percorrer as principais artérias da vila da Moita, tem início às 17h30.
As largadas de touros, na Avenida Dr. Teófilo Braga estão já marcadas para os dias 9, 12 e 16 de Setembro, à uma da madrugada, nos dias 12, 13, 14, 15, 16 e 18, às 10 horas, e no dia 17, às 17 horas.
É também nesta altura do ano que acontece a maior e melhor feira taurina do País, na Praça de Touros Daniel do Nascimento.

A tarde do Fogareiro a 16 de Setembro 
Ainda na vertente do convívio popular, destaca-se a Tarde do Fogareiro, no dia 16 de Setembro, a partir das 13 horas. Após a largada de touros, as gentes da Moita transformam a principal avenida da vila num local único de animação e convívio: os fogareiros, espalhados um pouco por todo o lado, acendem-se; as entremeadas, os couratos e as bifanas começam a assar-se e os amigos vão chegando, enchendo a Avenida. Doutor Teófilo Braga. 
Pela tarde fora, não vai faltar animação de rua, com muita música para dançar o “Huga Huga” em grupo, com a Charanga do Rosário, com o Grupo de Bombos de São Lourenço, de Marco de Canavezes, e também com o já tradicional “Fogareiro Elétrico” com a música de Nélio Pinto.
O rio Tejo é outro dos palcos privilegiados para a promoção de diferentes iniciativas. A tradicional Regata em Honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, com barcos típicos do Tejo, está marcada para o dia 17 de Setembro, às 15 horas.
A tarde de quinta-feira, dia 15 de Setembro, vai também ser dedicada ao rio, com mais uma edição do “Cais Vivo”, a partir das 14 horas, que inclui o desfile de embarcações típicas do Tejo e passeios de barcos, no Cais da Moita, para todos os que queiram participar.
De 9 a 18 de Setembro, realiza-se também a FECI – Feira Comercial e Industrial, no Pavilhão Municipal de Exposições, na Moita.
Muitas outras iniciativas completam os 10 dias das Festas da Moita. O programa completo está disponível aqui.

Comentários