Montijo assinalou Dia da Proteção Civil

“Os municípios são a base do sistema de proteção civil" 

Montijo não deixou passar em branco o Dia da Proteção Civil e realizou duas sessões de esclarecimento junto de públicos muito distintos. No dia 1 de Março, na Escola Secundária Poeta Joaquim de Serra e na Universidade Sénior do Montijo, jovens e seniores ficaram a perceber melhor a importância da proteção civil na sociedade. O presidente da Câmara do Montijo marcou presença nos dois eventos e afirmou que o Dia da Proteção Civil “serve para prestar uma justa homenagem aos agentes da proteção civil e para incutir uma cultura de prevenção e segurança, através de ações formativas e informativas, pois a proteção civil é uma responsabilidade de todos os cidadãos”, afirmou Nuno Canta. 
Município levou equipamento de socorro à escola  

A Comandante Distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, associou-se às comemorações municipais do Dia da Proteção Civil, sendo a principal oradora da sessão de esclarecimento realizada na Universidade Sénior.
Patrícia Gaspar realizou uma apresentação muito dinâmica, onde sensibilizou os seniores para o facto da “proteção civil ser uma responsabilidade transversal a toda a sociedade”. A responsável pelo comando distrital da ANPC destacou, igualmente, o trabalho desenvolvido em matéria de proteção civil pelo município do Montijo, realçando que “os municípios são a base do sistema de proteção civil. Quanto mais resiliente e desenvolvida estiver esta base, mais seguros estaremos”.
Para além de Patrícia Gaspar, a palestra na Universidade Sénior contou com as presenças do comandante da PSP do Montijo, Bruno Alves, e do comandante dos Bombeiros Voluntários do Montijo, Américo Moreira.
A sessão de esclarecimento na Escola Secundária Poeta Joaquim Serra teve as presenças de Paula Almeida, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Luís Silva, dos Bombeiros Voluntários do Montijo, e Ricardo Charrua, Capitão do Destacamento da GNR do Montijo. Foram, ainda, oradores o Mestre Paulos Coelho e o Cabo Leão do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR. No local, decorreu também uma demonstração de meios e agentes da proteção civil.
Com estas iniciativas, o Serviço Municipal de Proteção Civil do Montijo assinalou o Dia da Proteção Civil, instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil e que pretende ser uma jornada de reflexão, comemorativa e mobilizadora dos valores prosseguidos pela proteção civil, envolvendo toda a comunidade e os cidadãos.

Comentários