Vinhos e ostras de Setúbal conquistam Espanha

Especialidades de Setúbal à prova em Almendralejo

Os vinhos da Península de Setúbal e as ostras do Sado marcaram presença no Iberovinac – 16.º Salão do Vinho e Azeitona da Extremadura, certame realizado entre os dias 27 e 29 de Novembro, em Almendralejo, Espanha. A terceira representação setubalense na feira espanhola apostou especialmente no setor do enoturismo, com provas de vinhos no stand da autarquia pelas adegas Malo Tojo e Assis Lobo, a par de degustação de ostras do Estuário do Sado da empresa Neptunpearl.
Vinhos e Ostras de Setúbal em festival espanhol 

Além das provas vínicas e da degustação e comercialização de ostras, a área expositiva da Câmara Municipal de Setúbal deu particular destaque à promoção turística, no âmbito da marca “Setúbal é um Mundo – Visit Setúbal”, assente nos setores da Arrábida e do Sado, da Gastronomia e dos Vinhos, e do Birdwatching.
No dia 28, a 16.ª edição do Iberovinac foi dedicada ao concelho e à região setubalense, com a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, a receber o prémio “Musa do Vinho”, entregue pelo alcaide de Almendralejo, José García Lobato, pelo trabalho de cooperação entre os dois municípios.
“Creio que, mais do que eu, merecem esta distinção os produtores de vinho da Península de Setúbal, com quem quero partilhar este prémio”, realçou Maria das Dores Meira no ato de entrega da estatueta que simboliza o fortalecimento das relações de trabalho em prol do desenvolvimento económico e turístico das duas regiões.
A autarca afirmou, igualmente, que “têm sido eles [os produtores de vinho], acima de tudo, que mais têm feito pela qualificação dos seus produtos e muito têm investido na estratégia de expansão e internacionalização dos nossos vinhos”. A Autarquia, reforçou, “ajuda, bastante, mas a maior fatia do mérito é deles”.
No mesmo dia do evento organizado pelo Ayuntamiento de Almendralejo e Infetiba – Institución “Tierra de Barros”, o enólogo Mário Louro conduziu uma prova ibérica com vinhos dos municípios espanhol e português, enquanto o enólogo Rui Lobo comentou uma prova de diferentes marcas de Moscatel de Setúbal.
Já a chef Fernanda Amaro proporcionou uma sessão de cozinha ao vivo para o público presente no certame. Ostras de Setúbal harmonizadas com Cava “Espumantes” de Almendralejo e Queijo de Azeitão com Moscatel de Setúbal foram as propostas que puderam ser apreciadas no certame.
A delegação de Setúbal fez-se também representar ao longo dos três dias do evento com seis esculturas de Pedro Botelho que evocam a temática do vinho, com algumas das peças do escultor português a ficarem expostas no Museu do Vinho, em Almendralejo.
No total, mais de meia centena de empresas e adegas provenientes de várias regiões de Espanha participaram no Iberovinac – 16.º Salão do Vinho e Azeitona da Extremadura, certame que recebeu ainda representantes portugueses de Reguengos de Monsaraz e Beja, da região do Alentejo.

Comentários