Hospital do Barreiro justifica espera na urgência pediátrica

Falta de médico "entupiu" urgência pediátrica do Hospital Nossa Senhora do Rosário

O Centro Hospitalar Barreiro/Montijo justificou ontem os atrasos registados na segunda-feira na urgência pediátrica com o registo de 134 episódios de urgência e a falta de um dos médicos do serviço. Esta justificação foi dada após a TVI ter noticiado que os tempos de espera na urgência pediátrica atingiram, em alguns casos, as oito horas na segunda-feira, o que motivou reclamações dos utentes.
Excesso de espera nas urgências no Hospital do Barreiro 

"A equipa médica do Serviço Urgência Pediátrica funciona com quatro elementos, dois pediatras do Centro Hospitalar Barreiro Montijo e dois médicos não especialistas provenientes de empresas de prestação de serviços. No dia 30 de Novembro, um dos médicos tarefeiros faltou sem aviso prévio, não tendo sido substituído pela empresa. Esta situação, infelizmente, é recorrente", frisou o Centro Hospitalar em comunicado.
O Centro Hospitalar do Barreiro e do Montijo explicou que os pediatras também dão apoio ao bloco de partos e fazem urgência interna, não se encontrando sempre "em presença física" no serviço de urgência pediátrica.
"A esta situação acresce o facto de termos uma maior afluência ao Serviço de Urgência Pediátrica, comparativamente com outras alturas do ano, mas que é normal nesta época. Os episódios de urgência têm vindo a aumentar de forma progressiva no último mês, não se registando nenhum surto", salienta a administração.
Na segunda-feira, o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo registou 134 episódios de urgência, sendo que destes 67 foram consideradas situações não urgentes.
Ontem à tarde, a pedido do secretário de Estado da Saúde, o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Luís Cunha Ribeiro, deslocou-se ao Hospital do Barreiro para se inteirar das razões que estiveram na origem dos acontecimentos de segunda-feira.

Comentários