Cais dos Pescadores no Montijo pronto em Novembro

A obra que os pescadores da cidade mais ambicionavam 

O presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, convidou a comunicação social a visitar a obra do novo Cais dos Pescadores. O autarca esclareceu os jornalistas sobre a obra em curso, cuja conclusão está prevista para final de Novembro. O novo Cais dos pescadores tem como entidade promotora a Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense . A obra conta com 494 mil 820 mil euros de financiamento do PROMAR – Programa Operacional Pesca 2013-2017.  A autarquia realizou, ainda, um protocolo de colaboração com a SCUPA no valor de 113 mil 825 euros, que foi aprovado por unanimidade na reunião de câmara  em Julho. 
Nuno Canta anunciou abertura do Cais dos Pescadores para Novembro

Nuno Canta referiu que a obra “ tem em vista o desenvolvimento da atividade piscatória no Montijo. Nós temos ao longo dos tempos perdido muitos pescadores profissionais mas, recentemente, tem havido uma nova aposta nesta atividade”.
O novo cais vai permitir que os pescadores profissionais do Montijo passem a ter um espaço para acostar e trabalhar, esclareceu o presidente, acrescentando que “é a primeira vez na história desta terra que há a construção de um cais para os pescadores, por isso nós trabalhamos com a SCUPA uma associação cooperativa centenária que sempre esteve ligada à pesca”.
O autarca esclareceu ainda que o Cais de Pesca do Montijo servirá ainda para salvaguardar as ruinas do moinho ali existentes e enquadra-se na pretensão do Município do Montijo em dar continuidade à reconversão e requalificação da frente ribeirinha da cidade sendo, simultaneamente, uma obra que permite manter a história e a identidade daquele local, preservando e valorizando o património e a cultura piscatória do Montijo.
A infraestrutura do Cais de Pesca tem uma área total de intervenção de 5.321,00m2 com espaço para a acostagem de 12 a 16 embarcações, em simultâneo, incluindo uma rampa de varadouro. A organização do espaço prevê uma área destinada à integração de instalações de apoio individuais para guardar os aprestos de pesca, assim como instalações sanitárias.

Comentários