Alcochete promove atividades para a população sénior

"Combater o isolamento e promover momentos de convívio" 

Nos dias 1 e 3 de Outubro, a Câmara de Alcochete assinalou o Dia Internacional do Idoso e o Dia Mundial do Coração, no âmbito da VIII Semana Sénior, com um conjunto de atividades que incluíram aulas de ginástica, hip-hop, entrega de flores, palestra sobre a prevenção das doenças cardiovasculares, formação de um coração humano, baile e lanche.  Para a vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde, estas iniciativas procuram “criar dinâmicas de lazer junto da população sénior” do concelho ribeiro, disse Susana Custódio. 
População sénior de Alcochete com várias atividades 

Para a vereadora do Desporto, Educação, Desenvolvimento Social e Saúde, estas comemorações surgem no contexto dos “programas desportivos e culturais que a Câmara Municipal de Alcochete realiza com a população sénior ao longo do ano”, no sentido de “combater o isolamento e promover momentos de convívio e de valorização dos saberes de cada pessoa”.
Para Susana Custódio, trata-se de “criar dinâmicas de lazer junto da população sénior”, ou seja, “medidas que promovem a saúde, quer ao nível emocional, quer psíquico”, atividades que visam também “estimular as relações interpessoais para que as pessoas continuem a sentir que fazem parte e são efetivamente elementos importantes na nossa sociedade, que são uma mais-valia porque são um património de experiências, são parte da construção da nossa sociedade e elementos essenciais no seio das famílias”.
Para além do envolvimento de um conjunto de parceiros, a autarca destacou o contributo das Associações de Reformados na componente da realização do baile/convívio e a participação, este ano, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, na pessoa do Dr. Serra Pinto, um dos palestrantes do tema da prevenção das doenças cardiovasculares.
O representante da referida instituição salientou a aposta na prevenção das doenças cardiovasculares, centrando-se hoje em dia na preocupação de que “as pessoas não adoeçam”, mais do que curar as doenças. Serra Pinto referiu ainda que “a prevenção é uma atitude médico-sanitária dirigida à juventude mas as medidas preventivas são válidas para todas as idades”.
“A hipertensão arterial, a insuficiência cardíaca, a diabetes são doenças cardiovasculares e as medidas de prevenção são úteis e vantajosas ao longo de toda a vida, mesmo para aqueles que estão doentes e, no fundo, essas medidas de prevenção constituem aquilo a que chamamos estilos de vida saudáveis”, disse Serra Pinto. “Estilos de vida saudáveis são o exercício físico moderado e gratificante, uma alimentação variada, de preferência a (dieta mediterrânica, evitando as coisas que são prejudiciais em excesso, como o sal, os açúcares, as gorduras e as substâncias tóxicas”, concluiu o responsável da Fundação Portuguesa de Cardiologia

Os cuidados explicados aos idosos 
Por sua vez, o enfermeiro Lúcio Silva, da Unidade de Cuidados na Comunidade Montijo/Alcochete, apresentou “as sete mentiras sobre a nutrição que estão a tornar as pessoas mais gordas e doentes”, designadamente que o exercício físico não serve para nada (sem uma alimentação adequada), que há gorduras que são essenciais ao organismo e que a pirâmide dos alimentos é um bom guia para se ter uma alimentação saudável.
Também o professor António Mestre, do Ginásio QV, abordou as vantagens do exercício físico e as diferenças entre homens e mulheres na redução do peso. Para este profissional, o principal problema é o “sedentarismo” e “o desafio é as pessoas terem qualidade de vida que passa garantidamente por um determinado nível de atividade física”. No que respeita o combate ao sedentarismo, António Mestre elogiou a Câmara de Alcochete por ter “um programa que desse ponto de vista, tendo em conta a sua dimensão, é muito interessante”.
As comemorações da oitava Semana Sénior de Alcochete contaram com a participação das Associações de Reformados de Alcochete e de Samouco, da Fundação Portuguesa de Cardiologia, dos Ginásios Eden Sport e QV-Quinta do Valbom, da Escola Comunitária, dos Bombeiros Voluntários de Alcochete e da Unidade de Cuidados na Comunidade Montijo/Alcochete, e ainda os apoios do Continente Bom Dia de Alcochete, da Fisiomimo – Clínica de Fisioterapia e da Prenso-Metal.


Comentários