Setúbal e Sesimbra festejam Carnaval de Verão

“O espírito carnavalesco deve estar associado ao calor e ao samba”

Setúbal volta a festejar o Carnaval em pleno verão, com o evento “Samba na Avenida”, que leva, no dia 18 de Julho, à Avenida Luísa Todi, a alegria carnavalesca com cerca de 600 foliões. A iniciativa, organizada pela ACOES – Associação do Carnaval e Outros Eventos de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal, regressa nesta edição à Avenida Luísa Todi, com desfiles, a partir das 22 horas, com entrada gratuita, de sete escolas de samba, um trio elétrico e dois grupos de carnaval. O vereador da Cultura sublinhou na apresentação do “Samba na Avenida” que este é um evento no qual a autarquia continua a apostar “porque anima ainda mais a cidade no verão”. As ruas de Sesimbra vão voltar a encheram-se para ver, dia 25 de Julho à noite, as escolas de samba, num desfile cheio de música, cor e alegria. O Carnaval de Verão desfila pela marginal e é uma réplica do cortejo de Fevereiro.
Em Setúbal já se "vive" o Carnaval  de Verão 

Para Pedro Pina “o espírito carnavalesco deve estar associado ao calor e também ao samba”, o que justifica a nova designação do evento, denominado nas edições anteriores como “Carnaval de Verão”.
O autarca salientou que a realização do “Samba na Avenida” em pleno verão, além de estar a criar raízes na cultura setubalense, “também já atrai muitas pessoas dos concelhos vizinhos”.
O facto de se realizar no verão, ao invés de seguir a tradição do inverno, acrescentou Pedro Pina, evita um período em que “a chuva e o frio colocam mais seriamente em risco o investimento financeiro realizado, o trabalho envolvido e a própria festa”.
Bruno Frazão, presidente da ACOES, garante mais uma grande festa carnavalesca em plena Avenida Luísa Todi, com uma “iniciativa que tem um lugar de destaque quer no panorama cultural, quer na oferta turística que o concelho disponibiliza”.
No desfile noturno do dia 18 está prevista a participação de 570 foliões das escolas de samba Unidos Vila Zimbra, Trepa no Coqueiro, Saltaricos do Castelo, Gres Bota no Rego e do Trio Elétrico Tripa Associação, de Sesimbra, das escolas de samba Batuque do Conde e Gres Corvo de Prata, da Quinta do Conde, e da Escola de Samba Costa Prata e ainda de dois grupos de carnaval, de Ovar.
Num desafio lançado à população, Bruno Frazão salientou que “grupos informais de foliões podem-se juntar à festa no final do desfile”.

Feira de Verão arranca já esta noite 
Como complemento ao desfile de carnaval, o “Samba na Avenida” inclui a “Feira de Verão”, certame com dezenas de stands de gastronomia, artesanato e espetáculos que anima o Largo José Afonso entre esta quinta-feira e domingo.
Com horário de funcionamento das 18 às 24 horas nos dias 16 e 19 e das 18 à uma da manhã nos dias 17 e 18, a “Feira de Verão” reserva também vários bailes.
Esta quinta-feira atua André Patrão, das 22 horas à meia-noite, enquanto a 17 o serão é animado por Manuel Marques entre as 22 horas e a uma da manhã. Hélder Cardoso conduz o baile do dia 18, entre as 20 e as 22 horas e das 23h30 à uma hora. O último baile da “Feira de Verão”, a 19, entre as 22 horas e a meia-noite, está a cargo de João Tendeiro.
A organização do “Samba na Avenida”, adiantou Bruno Frazão, conta com um orçamento “entre os 23 e os 25 mil euros, sendo que a Câmara de Setúbal deu um importante apoio financeiro de 15 mil euros”.

Sesimbra revive Carnaval entre 23 de Julho e 8 de Agosto
Em Sesimbra também já está tudo pronto para receber o Carnaval 
Em Sesimbra, o Carnaval também se festeja no verão.  Os ritmos brasileiros invadem a vila atlântica no verão tornando ainda mais animada a estadia dos que escolhem a vila para passar férias.
Considerado um dos momentos mais alegres e coloridos do programa desta época, o desfile de Carnaval realiza-se no dia 25 de Julho, sábado, às 21.30 horas.
De 23 a 26 de Julho, o MegaSamba, organizado pelo GRES Bota no Rego, promove diversas iniciativas, entre elas a MegaBateria, dirigida por um mestre de bateria profissional de uma escola de samba de São Paulo, rodas de samba e workshops de percussão e samba no pé.
Com início na Praça da Califórnia, a 12.º edição do Tripa Trio decorre no dia 8 de Agosto, sábado, às 22 horas.
"É a coisa mais bonita que fazem em Sesimbra, o Carnaval", salienta Ana Monteiro. Esta sesimbrense não perde um Carnaval, seja em Fevereiro, seja em Julho. O Carnaval de Verão pode ajudar também, segundo acredita o próprio público, a dar um empurrão no turismo da vila. "De certeza que neste fim-de-semana está cá mais gente do que nos outros. E isso é o que esta terra precisa. A vila precisa de movimento, alegria e diversão", conclui Ana Monteiro.


Comentários