População de Quinta do Anjo quer "mudar" o Mercado

População empenhada em transformar Mercado da Aldeia em espaço intergeracional

O Mercado de Quinta do Anjo viveu uma noite diferente a 8 de Julho. A população da aldeia, do concelho de Palmela, respondeu afirmativamente ao desafio do município e participou num encontro para apresentação e debate das propostas de revitalização e refuncionalização daquele espaço central. As propostas foram recolhidas entre os dias 25 de Abril e 25 de Maio, na sequência do compromisso assumido na reunião “Orçamento Participativo 2015” realizada em Quinta do Anjo, e que resultou no processo participativo “Mercado de Quinta do Anjo – Que futuro?”. Foram recebidas quatro propostas distintas, mas que têm em comum a ideia de espaço vivido por toda a população, com tónica na intergeracionalidade. 
População apresentou ideias para reabilitar o mercado municipal 

Vasco Caleira e Lídia Ferreira apresentaram o projeto “Sementes nas mentes”, um "mercado de aprendizagens", que parte da conjugação de pessoas com diferentes experiências para a criação de ateliês de partilha de conhecimentos para valorização e ocupação dos tempos livres das diferentes gerações. Acresce a vertente de acompanhamento psicossocial e dinamização comunitária.
Um espaço multifunções é a proposta de Miguel Martinho, que gostaria de ver o Mercado transformado num centro de cultura, com cinema, formação, exposições de pintura, escultura e artesanato, entre outras atividades.
Para Rui Torres, o Mercado de Quinta do Anjo pode constituir-se como um espaço multiusos, onde os seniores da aldeia possam reunir-se e ocupar os seus tempos livres. O desporto também poderia estar presente, favorecendo a partilha intergeracional.
António Nunes da Costa defendeu a criação de um “Centro de Promoção e Divulgação de Produtos Regionais de Palmela”, que una os produtores, atraia visitantes e favoreça a realização de eventos periódicos de divulgação da produção local.
Os quatro projetos foram amplamente discutidos pela população, que introduziu novas ideias e deixou a certeza do potencial do espaço.
 No encerramento, o presidente da Câmara de Palmela assumiu o desenvolvimento, internamente, de uma proposta de conciliação dos projetos, convidando os proponentes a acompanhar a sua evolução, para apresentação pública em Setembro, a par do modelo de gestão. 
"É possível que a proposta possa coexistir com a manutenção de algumas bancas de venda, transformando o Mercado num espaço âncora, capaz de atrair novas atividades e utilizadores", explicou Álvaro Amaro.

Comentários