Palmela requalifica Alameda 25 de Abril e Largo do Chafariz

"Espaço junto ao Chafariz, que será requalificado em 2016" 

Através de uma permuta de terrenos, a Câmara de Palmela abre caminho à requalificação da Alameda 25 de Abril, bem como do Largo do Chafariz de D. Maria I, zonas nobres de entrada no Centro Histórico da vila de Palmela, de acesso ao Parque Natural da Arrábida e de estadia para desfrutar da vista panorâmica sobre a Península de Setúbal e a cidade de Lisboa. A autarquia anunciou ainda a abertura da nova entrada da estação de caminho de ferro da Venda do Alcaide, situada no lado sul. A construção desta nova entrada, com escada e rampa para garantir a acessibilidade, foi realizada pela Câmara de Palmela, num investimento no valor de cerca de 58 mil euros, comparticipado pela REFER em 25 mil euros, por via de um protocolo de colaboração.
Câmara de Palmela  vai requalificar  "porta de entrada"  na vila  

O posto de abastecimento de combustíveis desativado, que se encontra junto à rotunda do Chafariz, será, assim, transferido para o terreno localizado junto à rotunda poente da Alameda 25 de Abril, servindo os utentes da Estrada Nacional 379. A par do quiosque, atualmente, em construção do outro lado da estrada, "este serviço vem promover uma nova animação e consolidação urbana da Alameda", explica a autarquia em nota enviada ao ADN.
Entretanto, a Câmara de Palmela toma posse do espaço junto ao Chafariz, que será requalificado em 2016, "numa intervenção que pretende devolver esta zona urbana aos peões, através da melhoria das condições de circulação, estadia e lazer, da valorização estética desta frente urbana e do enquadramento do Chafariz de D. Maria I, monumento classificado como de interesse público", refere a autarquia. 
Entre outras componentes, "prevê-se a criação de zonas de estadia e lazer, com mobiliário urbano, esplanada, remodelação da iluminação pública e reformulação do estacionamento e abrigo para táxis", sintetiza o gabinete de imprensa da Câmara de Palmela.

Nova entrada da estação de Venda do Alcaide abre esta semana
A nova entrada da estação de caminho de ferro da Venda do Alcaide, situada no lado sul, abre as portas esta semana, respondendo a um anseio antigo da população da localidade. A construção desta nova entrada, com escada e rampa para garantir a acessibilidade, foi realizada pela Câmara de Palmela, num investimento no valor de cerca de 58 mil euros, comparticipado pela REFER em 25 mil euros, por via de um protocolo de colaboração.
Concluída há mais de três meses, "esta entrada só agora recebeu autorização de funcionamento por parte da REFER, na sequência de várias diligências do Município", diz fonte da Câmara.
Entretanto, o espaço envolvente à entrada sul "foi limpo, organizado e dotado de um caminho provisório em tout venant, mas será, também, valorizado, através de uma empreitada de arranjo de espaços exteriores, cujo concurso será lançado na próxima semana", diz a mesma fonte.  
Esta nova obra, com valor base de cerca de 50 mil euros, "prevê a criação de uma bolsa de estacionamento, beneficiação de pavimentos, criação de passadeiras acessíveis, drenagem pluvial e arranjo paisagístico", conclui a Câmara de Palmela.

Comentários