Mais uma praia de nudismo na Costa de Caparica

Banhistas despidos de preconceito invadem praias do distrito

Apesar de algum preconceito, o povo português é tolerante em relação ao naturismo e a uma das suas manifestações mais populares: o nudismo. Este ano há ainda mais procura. Na Costa da Caparica, Sesimbra e Porto Covo ainda há praias desertas, próprias para a prática do naturismo. E agora há mais uma. A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa informou que a praia da Adiça, na Costa de Caparica, em Almada, se tornou na terceira praia naturista da região, a par da Praia da Bela Vista e do Meco. A prática de naturismo era já tolerada há cerca de 30 anos na Praia da Adiça, tendo a Assembleia Municipal de Almada dado a sua aprovação à autorização daquela prática na estância balnear, depois de obter parecer positivo da Entidade Regional de Turismo e da Câmara de Almada. Em Portugal existem agora oito praias legalizadas para a prática do naturismo, sendo que quatro delas são no distrito de Setúbal.
Almada tem agora duas praias destinadas ao nudismo 

Na zona, já existia à disposição dos naturistas a praia da Bela Vista, vizinha desta nova estrela das praias a nu, a Adiça. Agora, a Caparica, à Fonte da Telha, passa a ter duas praias naturistas oficiais. Na região de Lisboa, há ainda uma terceira praia naturista oficial, a do Meco, em Sesimbra.
"A prática de naturismo na Praia da Adiça já era tolerada há cerca de trinta anos, pelo que foi entendido proceder à sua legalização", resume o Turismo de Lisboa em comunicado. A Assembleia Municipal de Almada aprovou a decisão nos finais de Junho, após parecer positivo do Turismo da Região de Lisboa e da autarquia.
Entre as razões apontadas para a declaração de praia naturista oficial estão o crescimento da prática de naturismo a nível mundial e o facto de contribuir para a “quebra da sazonalidade” na região. O processo de legalização da praia da Adiça, informa a Federação Portuguesa de Naturismo, começou em Setembro de 2014 "com os primeiros pedidos de reuniões". Foram realizadas várias reuniões com vereadores, técnicos e o presidente da Junta de Freguesia da Costa de Caparica, tendo sido “entregue na Câmara de Almada o requerimento para a Legalização da praia a 13 de Fevereiro de 2015”.
“A prática naturista é uma forma de viver em harmonia com a natureza caracterizada pela prática da nudez colectiva, com o propósito de favorecer a auto estima, o respeito pelo outros e pelo ambiente”, refere a proposta aprovada em Almada.
Desta forma, o concelho de Almada passa a ser o único do país com duas praias naturistas oficiais, a da Bela Vista e a da Adiça. Em Portugal, onde já se praticava nudismo nos anos 20 do século passado nas praias da Costa de Caparica, tendo depois, com a ditadura, passado a ser considerado um “atentado ao pudor”, e renascendo apenas no pós-25 de Abril, existem agora oito praias oficiais para naturistas e todas no Sul do país.
Praias de Almada a "nu" desde 1996 
Das oito praias dedicadas ao nudismo, metade ficam no distrito 
Os dados estatísticos apontam que a Costa da Caparica é procurada por cerca de 8 milhões de turistas na época balnear. Esta grande afluência leva a que muitos banhistas procurem areais menos ocupados e rumem na direcção de zonas entre a frente de praias urbanas e a Fonte da Telha e até mesmo para lá desta localidade. E aqui também os amantes do naturismo encontram o seu espaço.
Há largos anos que os naturistas frequentam praias da Costa de Caparica e, em 1996, a da Bela Vista foi reconhecida pela Assembleia da República como praia oficial de Naturismo. Um extenso areal ao qual se pode ter acesso tanto pela estrada que liga a Costa de Caparica à Fonte da Telha, como através do Transpraia até à paragem 19. Caso se queira desfrutar ainda de um passeio com o mar e mata florestal no horizonte, a opção certa é mesmo usar esta linha do comboio de praia.
Apesar de algum preconceito, o povo português é tolerante em relação ao naturismo e a uma das suas manifestações mais populares - o nudismo. E já são oito as praias onde se pode andar e nadar nu. Metade no distrito de Setúbal: Adiça e Bela Vista (Caparica), Meco (Sesimbra) e Salto (Porto Covo, Sines). As restantes em Adegas (Odeceixe), Alteirinhos (Zambujeira do Mar), Barril (Tavira) e Deserta (Barreta, Faro).
Existem as “toleradas” ou “praias de uso e costume”, como por exemplo no litoral alentejano com destaque para Tróia, em Grândola, que são habitualmente frequentadas por nudistas, mas que, não sendo oficiais, podem levar a que os outros utilizadores protestem e a autoridade terá de actuar.

Comentários