Festival Sabores do Sado começa hoje em Alcácer

Sabores do Sado este fim de semana em Alcácer do Sal  

Petiscos "à base de marisco do rio" vão "reinar" nas tasquinhas do Festival Sabores do Sado, a realizar em Alcácer do Sal, este fim de semana. Camarão do rio, arroz de lingueirão, choco frito e ameijoas abertas ao natural são alguns dos petiscos a provar, num certame, promovido pela União de Freguesias de Alcácer do Sal, que pretende promover os produtos locais. Além das tasquinhas, artesanato e de um desfile de carros antigos, o programa da segunda edição do festival volta a incluir uma procissão fluvial noturna, no sábado. "Os mais antigos dizem que era tradição e foi retomada em 2006", recordou à agência Lusa o presidente da União de Freguesias de Alcácer do Sal, José Passos, a propósito da procissão em honra de Santa Maria do Castelo, que inclui embarcações locais, da aldeia vizinha da Carrapateira e de Setúbal.
Sabores do Sado arranca esta noite em Alcácer do Sal 

O Festival Sabores  tem como objetivo “dar a conhecer a riqueza do rio Sado,promover a cidade de Alcácer do Sal”, bem como pretende divulgar a “gastronomia que é apanhada no respetivo rio”, revela o presidente da União de Freguesias de Alcácer do Sal e de Santa Susana. José Passos adianta que as pessoas vão poder encontrar no evento “momentos de diversão, artesanato, tasquinhas com petiscos locais, música” e uma “procissão no rio Sado”.
O presidente da Junta de Freguesia  considera que o que o Festival Sabores do Sado tem de original é a “procissão noturna no rio Sado” e a “própria promoção do rio”. José Passos diz que as pessoas devem ir ao certame, porque é uma oportunidade de “conhecer Alcácer do Sal e a sua “gastronomia local”, podendo sempre “participar na procissão”, que é um momento que junta pessoas de diferentes faixas etárias.
O responsável pela organização do evento refere que o ponto alto do festival vai ser no “sábado à noite com a procissão” e com os “espetáculos musicais, seguido do fogo de artifício”.
José Passos lembra que participam na cortejo “dezenas de barcos, de Setúbal, de Alcácer do Sal e da Carrasqueira”, indo a “Santa Maria do Castelo no galeão”, onde o “padre vai a celebrar a eucaristia”.
O presidente da união de freguesias sublinha, que segundo o padre da localidade, este é o “maior evento religioso na zona circundante”. O autarca  assegura que o certame vai dinamizar a economia local, uma vez que vai estar em Alcácer do Sal “um número significativo de visitantes e por os restaurantes à beira rio irem promover a gastronomia local com menus, com preços acessíveis”.
Para tal a autarquia  apostou na “divulgação através dos meios de comunicação social, de cartazes, da distribuição de panfletos e de cartazes pelo concelho e nos arredores, moppis, outdoors  nas redes sociais”.
A 2ª edição do Festival Sabores do Sado vai-se realizar em Alcácer do Sal, na margem sul, de 24 a 26 de Julho. Este evento está orçado em cerca de 20 mil euros e é financiado pela união de juntas de freguesias e pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal, sendo uma organização da união de freguesias.

Programa Festival Sabores do Sado
Sexta-feira, 24 de Julho
21h – Trovadores do Redondo
22h30 – Micaela e bailarinas
24h – Baile com Sons do Sol

Sábado, 25 de Julho
19h – Demonstração Shotokai
20h – Sevilhanas da Pazôa (Largo da Ribeira Velha)
21h – Rancho Folclórico de Alcácer do Sal
21h – Eucaristia na Igreja Matriz
22h30 – Romaria e procissão no rio Sado
23h – Maxi, com banda e bailarinas
24h – Baile com Trio fora de Pauta

Domingo, 26 de Julho
20h – Aula de Zumba com Vera Letras
21h – Grupo Coral do Torrão
22h – Nuno Portugal e bailarinas
24h – Baile com Duo Thy Subry

Agência de Notícias

Comentários