Ermidas do Sado comemora centenário a 1 de Agosto

Os cem anos da localidade festejados com dois dias de festa 

Hoje e amanhã marcam as comemorações oficiais dos 100 anos de Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, no Largo 1.º de Maio, estando previstos dois dias intensos, carregados de emoção e bons momentos. Destaque, no dia 1 de Agosto, às 11h30, para a homenagem ao lavrador Manuel Joaquim Pereira, com a inauguração de um busto no Largo da Estação. O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, já confirmou a presença naquele que será o momento mais solene dos dois dias de festa. No programa, salta à vista Mikkel Solnado, um dos nomes mais badalados dos últimos tempos na música portuguesa, que sobe ao palco no sábado às 23h30. 
Comemorações do centenário da localidade terminam a 1 de Agosto 

Segundo a organização, há um grande destaque também para os grupos locais e regionais, bem como para alguns convidados que abrilhantarão a festa, que contará ainda com atividades para as crianças, stands, lançamento de livro, apresentação de um documentário com a história da freguesia em evidência, inauguração da exposição “Cem anos de Ermidas-Sado” e muitos outros momentos que tornarão estas comemorações especiais não só para todos os ermidenses, como também para os muitos visitantes que são esperados em Ermidas-Sado nestes dois dias. O último de Julho e o primeiro de Agosto.
Relembre-se que a sede do Vitória Futebol Clube Ermidense recebeu, no dia 27 de Junho, a Sessão Solene Evocativa do Centenário de Ermidas-Sado, uma organização da Junta de Freguesia local e do Grémio Ermidense Primeiro de Agosto, com o apoio da Câmara de Santiago do Cacém, que são as mesmas entidades responsáveis pelas comemorações deste fim de semana.
Nessa Sessão Solene, a Junta de Freguesia de Ermidas-Sado, pelas mãos do atual Presidente Carlos Parreira, distinguiu a Câmara Municipal e todos os ex-presidentes da Junta desde a implementação do Poder Local Democrático. Juntamente com o Grémio Ermidense Primeiro de Agosto, foram ainda distinguidas todas as instituições e coletividades da freguesia que estão no ativo, tendo sido ainda agraciadas as empresas CP e Sociedade Industrial Alentejo e Sado, em torno das quais a freguesia se viria a desenvolver nos seus primórdios.
Álvaro Beijinha, presidente da Câmara de Santiago do Cacém, testemunhou “uma ocasião de enorme simbolismo, importância e também de emoção para muitos que, ao longo dos anos, têm acompanhado a vida de Ermidas-Sado, das suas gentes, das suas instituições e das suas coletividades”, destacando o “decisivo e inestimável contributo de todos os ermidenses neste percurso centenário”.

Comentários