Alcochete estabelece parceria para analisar águas das praias

Praia dos Moinhos e de Samouco com controle de qualidade da água 

A Câmara de Alcochete estabeleceu uma parceria com o Centro de Saúde de Alcochete e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para a realização de análises à qualidade da água nas praias de Alcochete e Samouco, com vista à identificação das praias como zonas balneares. "A monitorização da qualidade da água tem uma periodicidade quinzenal com base nas amostras recolhidas entre os meses de Junho e Setembro, no período da praia-mar", conclui a nota da Câmara de Alcochete. 
Praias do concelho de Alcochete com maior controlo da água 

A praia dos Moinhos em Alcochete e a praia de Samouco são um destino aprazível e registam elevada afluência de visitantes, particularmente nos meses estivais, destacando-se também a prática de desportos de vento como o kitesurf, e noutra vertente, a prática do paddle surf.
Nesse sentido e procurando proporcionar as melhores condições nas praias do Concelho, com vista à identificação como praias balneares, a Câmara Municipal  de Alcochete "estabeleceu uma parceria com o Centro de Saúde de Alcochete e com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), para o apuramento da qualidade da água para banhos", explica a autarquia em nota de imprensa.
Com esta parceria tripartida "inicia-se o processo conducente à identificação das praias do concelho como balneares, que exige a existência de histórico de monitorização da qualidade da água", explica a autarquia. Assim, a recolha das amostras de águas está a cargo do Centro de Saúde de Alcochete e a análise das mesmas é da responsabilidade o ARSLVT, assegurando a autarquia o transporte das amostras para o laboratório.
"A monitorização da qualidade da água tem uma periodicidade quinzenal com base nas amostras recolhidas entre os meses de Junho e Setembro, no período da praia-mar", conclui a nota da Câmara de Alcochete.
Clique aqui para aceder aos resultados das análises efetuadas às águas das praias de Alcochete e Samouco


Comentários