Mercado Municipal de Sesimbra vai ser requalificado

Requalificação do Mercado arranca hoje 

Os vendedores do Mercado Municipal de Sesimbra vão ter uma “casa nova”. Tal não se deverá a uma mudança de local, mas sim à requalificação do mercado, que implica uma renovação quase total. A obra arranca esta segunda-feira e prolonga-se até Outubro. Os trabalhos são efetuados por fases, de modo a minimizar o impacte na atividade dos vendedores. O projeto inclui ainda "a renovação das infraestruturas, iluminação, ventilação e instalação de painéis com imagens alusivas às atividades económicas representadas no mercado, o que contribuirá para realçar a identidade dos vários espaços", explica a Câmara. No local onde está atualmente instalado o Mercado Municipal funcionou uma antiga fábrica de conservas, adquirida em 1932 pela Câmara de Sesimbra à Sociedade Lusitana de Comércio. 
Obra está pronta em Outubro deste ano

A requalificação do Mercado Municipal de Sesimbra arranca esta segunda-feira e deverá estar concluída em Outubro. Durante este período o mercado do peixe continuará a funcionar no mesmo local, embora tenha que encerrar de 1 a 9 de Junho. A entrada durante as obras é feita apenas pela porta do Largo de Bombaldes.
Os vendedores de frutas, legumes, pão, queijos e flores, que se encontram atualmente no piso térreo vão passar também a partir de 10 de Junho, a sua atividade para o Largo do Município, onde vão ser colocadas bancas móveis com zonas de sombra e uma instalação sanitária de apoio.
Depois das obras que incluem a instalação de novas bancas, piso e cobertura, decoração do interior e a renovação do exterior do edifício, o Mercado Municipal abrirá portas no início de Outubro com todas as atividades concentradas no piso térreo, incluindo a venda do peixe, que ficará na parte sul do edifício.
A segunda fase da obra vai consistir na instalação de uma câmara frigorífica e sala de formação, na cave.
Esta requalificação está orçada em 465 mil euros e está enquadrada na operação Projeto de Valorização da Cultura Marítima e Piscatória de Sesimbra, financiada pelo Fundo Europeu das Pescas/PROMAR.
Esta mudança, diz a autarquia de Sesimbra, "tem como objetivo aumentar a visibilidade do pescado, o que será conseguido com o ordenamento do espaço, novas bancas com tampo em aço inox, e retrobancadas com lavatório".
Com a deslocação das bancas do peixe para o piso térreo será construída uma nova câmara frigorífica na cave, ampliando desta forma a capacidade de armazenamento frigorífico, e uma sala de formação destinada a ações relacionadas com a valorização do pescado e tradições locais.
Quanto aos espaços de venda atualmente localizados na parte sul, que depois ficará afeta ao mercado do peixe, serão relocalizados na ala norte, que também será objeto de modificações profundas, ao nível dos espaços de venda, que serão demolidos e substituídos por novas bancadas, adaptadas aos vários tipos de produtos.
O projeto inclui ainda "a renovação das infraestruturas, iluminação, ventilação e instalação de painéis com imagens alusivas às atividades económicas representadas no mercado, o que contribuirá para realçar a identidade dos vários espaços", explica fonte da Câmara.
Outro aspeto a pensar na valorização do mercado é "a nova cobertura com claraboias para deixar entrar a luz natural, e isolamento", diz a mesma fonte.

As origens do Mercado
No local onde está atualmente instalado o Mercado Municipal funcionou uma antiga fábrica de conservas, adquirida em 1932 pela Câmara de Sesimbra à Sociedade Lusitana de Comércio, como relata António Reis Marques num artigo publicado na agenda Sesimbr´Acontece, em Agosto de 2008.
A antiga fábrica, que se prolongava para poente, englobava o poço que hoje está visível junto à entrada da Avenida da Liberdade, e que na altura a abastecia, uma vez que ainda não havia rede de distribuição de água ao domicílio.
Após a aquisição, o antigo edifício viria a ser demolido a fim de ser construído o mercado, que seria inaugurado no dia 1 de Abril de 1934.
Desde então, o limite poente do mercado passou a ficar alinhado com o prédio onde está localizada a Farmácia Leão.
Mais tarde, já no início da década de 70, o mercado original foi demolido para dar origem ao atual. Enquanto duraram os trabalhos de reconstrução, os vendedores foram transferidos para a antiga fábrica de conserva Francesa, localizada junto ao Largo Eusébio Leão, que passou a ser popularmente conhecida por “Praça Velha”, e que também albergava várias lojas de companha, ou seja armazéns de pesca.

Agência de Notícias

Comentários