Festa do Morango atraiu milhares a Azeitão

Morango foi rei nas festas dos Brejos 20 anos depois 

A Festa do Morango regressou nos dias 12, 13 e 14 de Junho a Brejos de Azeitão, vinte anos depois, com milhares de pessoas a passar pelo certame realizado no novo parque urbano local. “Foi um regresso muito saudado pela população de Brejos e pelos azeitonenses em geral”, destaca a presidente da Junta de Freguesia de Azeitão, Celestina Neves, sobre o evento que retomou uma tradição antiga de exaltação da qualidade do morango de Brejos de Azeitão. Apesar das condições meteorológicas adversas, o certame atraiu “milhares de pessoas” ao Parque Urbano de Brejos de Azeitão, em particular na noite de abertura, com um concerto de UHF. “Foi um dos eventos de maior participação em Azeitão”, diz a autarca. 
Festa do Morango regressou 20 anos depois a Brejos de Azeitão 

A Festa do Morango, uma organização da Junta de Freguesia de Azeitão, foi o “primeiro grande certame realizado no Parque Urbano de Brejos de Azeitão”, inaugurado há menos de dois meses. O sucesso alcançado na primeira edição não deixa dúvidas de que “é para continuar”, assegura Celestina Neves.
A iniciativa contou com a presença de várias tasquinhas gastronómicas e de expositores, com sabores e artesanato da região da Arrábida e de Azeitão, a par de produtores de morango da zona de Brejos. Destaque, além dos frutos, para espumante e doces de morango.
A Festa do Morango ficou ainda marcada pela dinamização do “1.º Concurso de Aventais”, iniciativa popular que contou com a participação de um total de 39 candidatos, avaliados nas vertentes de “Criatividade” e “Tradição”.
Em “Criatividade”, a vitória foi para Ana Patrícia Silva, de Aldeia de Irmãos, seguida de Maria Gonçalves, Barreiro, e Maria Pombo, Vendas de Azeitão. Em “Tradição” o triunfo coube a Maria Anselmo, de Brejos de Azeitão, que também conquistou o terceiro prémio, enquanto no segundo lugar ficou Maria de Deus, igualmente de Brejos.
O “1.º Concurso de Aventais” entregou ainda uma menção honrosa na vertente de “Tradição” a Carla Sanona, de Brejos de Azeitão.
A nível musical, além do concerto de abertura com os UHF, a primeira edição da Festa do Morango, organizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, contou com atuações do conjunto Dialecto e do Rancho Etnográfico de Dança e Cantares da Barra Cheia, a par de noites de baile.

Agência de Notícias

Comentários