Arte urbana, música e Cinema na Festa do Avante, no Seixal

Avante já tem cartaz final para Setembro na Quinta da Atalaia 

A Festa do 'Avante!', em Setembro, vai reafirmar o programa eleitoral do PCP, dada a proximidade das eleições legislativas, e dar atenção ao cinema e à arte urbana, nomeadamente aos graffiti. Os responsáveis pela organização do evento, cuja 39.ª edição se vai realizar entre 4 e 6 de Setembro, no Seixal, anunciaram hoje um cartaz com Xutos e Pontapés, Expensive Soul, Fausto, Dead Combo, Linda Martini, Capicua, Terrakota ou Paus, entre outros artistas, em conferência de imprensa, na sede comunista de Lisboa. O recinto da Festa do 'Avante!', cujo passe para três dias custa 23 euros até 3 de Setembro, subindo para 34 euros posteriormente, vai ter, como sempre, numerosos pavilhões com gastronomia de todo o país, atividade teatral, desportiva, literária e diversos debates até à intervenção de encerramento, domingo, antes dos concertos da noite, de Jerónimo de Sousa.
Festa do Avante continua a realizar-se na Quinta da Atalaia, Seixal 

"No Espaço Central estará patente uma grande exposição, "A força do povo - soluções para um Portugal com futuro", onde se procurará sintetizar as propostas para uma verdadeira política alternativa, patriótica e de esquerda, capaz de romper com a política de direita que, pela mão de PSD, CDS e PS, conduziu o país a um dos períodos mais negros da sua história recente", afirmou Alexandre Araújo, secretário nacional do comité central do PCP e máximo dirigente da festa comunista.
Para Araújo, "a política de direita e de declínio nacional tem responsáveis que não é possível iludir, os Governos do PS, PSD e CDS, tal como não é possível esconder a sua intenção de prosseguir o mesmo caminho de aumento da exploração e regressão social".
O habitual concerto sinfónico de sexta-feira, após o discurso de abertura do secretário-geral comunista, vai ser este ano reservado à sétima arte, incluindo peças musicais de A Guerra das Estrelas, Apocalypse Now (Cavalgada das Valquírias) ou dos filmes do herói Indiana Jones.
"É dedicado este ano a um tema não muito habitual - a festa vai ao cinema, mas não vai ver cinema. Vai ouvir cinema", explicou outro dos responsáveis do certame, Ruben de Carvalho, membro do comité central do PCP.
Ruben de Carvalho destacou ainda a presença, ao longo do fim de semana, de "nomes que são habituais, alguns deles quase nasceram na festa, como é o caso dos Xutos (e Pontapés), os Expensive Soul e outros, de todas as áreas musicais".
Além da exposição política do espaço central, o evento organizado pelo PCP na Quinta da Atalaia, Amora, contará com a bienal de artes plásticas, a qual vai incluir, pela primeira vez, uma exposição de arte urbana.
André 'Trafic' Silva, David Jae, Gordo Letters, Ricardo Romero ou Sen Silva são alguns dos nomes da 'street art' já confirmados.
O recinto da Festa do 'Avante!', cujo passe para três dias custa 23 euros até 3 de Setembro, subindo para 34 euros posteriormente, vai ter, como sempre, numerosos pavilhões com gastronomia de todo o país, atividade teatral, desportiva, literária e diversos debates até à intervenção de encerramento, domingo, antes dos concertos da noite, novamente por Jerónimo de Sousa.



Comentários