Santiagro regressa a Santiago do Cacém no final do mês

Tiago Bettencourt, Cuca Roseta e Nelson Freitas na Santiagro de 29 a 31 de Maio 

Uma das maiores feiras do Alentejo, a Santiagro, a Feira Agropecuária e do Cavalo, está à porta. O maior evento do concelho de Santiago do Cacém decorre este ano de 29 a 31 de Maio, no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Este ano, a Santiagro traz muitas novidades para os seus visitantes, quer na oferta de atividades, quer no conforto e condições para o público. Destaques maiores para os passeios de charrete entre a Feira e a Praça do Município, para as degustações da arte da doçaria, para o regresso muito saudado da gala equestre, e ainda para a ordenha de vacas e para a presença de exemplares de porco preto alentejano. Salta também à vista a relocalização das barraquinhas de “comes e bebes”. A nível musical  há Tiago Bettencourt, Cuca Roseta  e Nelson Freitas para ver nos três dias de festa. 
Tudo pronto para o arranque de mais uma edição da Santiagro

A Feira Agropecuária e do Cavalo tem como “objetivo principal promover a atividade económica” do concelho de Santiago do Cacém e da região, disse Álvaro Beijinha, razão pela qual o turismo, sobretudo em espaço rural, e os produtos tradicionais fazem também parte das apostas.
Com um orçamento que ronda os 165 mil euros, a Feira conta com um total de 136 expositores, que vão encontrar um recinto que tem vindo a ser modernizado ano após ano. Na ótica  do presidente da Câmara de Santiago do Cacém, a verba em causa “não representa um custo, mas sim um investimento, porque estes eventos, para além da projeção que dão a Santiago do Cacém, são certamente uma alavanca do ponto de vista do desenvolvimento económico, não só para os expositores, como também – e ainda mais importante – para a restauração e para a hotelaria, pois esta Feira traz milhares de visitantes ao município”.
O autarca referiu ainda o facto de a Santiagro estar “a crescer nos últimos anos” e de estar “absolutamente consolidada”. Por isso, frisa Álvaro Beijinha,  “continuamos a apostar nela e vamos certamente ter uma grande edição de 2015”.
“A nossa aposta é manter aquilo que tem funcionado bem, ou seja, que as pessoas admiram e dão força para continuar. Por outro lado, vamos retirando tudo aquilo que tem funcionado menos bem e procuramos introduzir novas dinâmicas nesses espaços”. A afirmação é de Albano Pereira, vereador com o pelouro das Feiras Mercados da autarquia do distrito de Setúbal que destaca a tentativa de “introduzir sempre algo de novo e a aposta na modernização do recinto”.
Este ano, a Santiagro traz muitas novidades para os seus visitantes, quer na oferta de atividades, quer no conforto e condições para o público. Destaques maiores para os passeios de charrete entre a Feira e a Praça do Município, para as degustações da arte da doçaria, para o regresso muito saudado da gala equestre, e ainda para a ordenha de vacas e para a presença de exemplares de porco preto alentejano. Salta também à vista a relocalização das barraquinhas de “comes e bebes”, que passam para o terrado superior, garantindo assim o seu funcionamento durante o horário total da feira.
A música volta a ter um papel de destaque na Feira, com três grandes nomes lusófonos a garantirem os pontos altos das noites na maior feira de Santiago do Cacém. Tiago Bettencourt é o cabeça de cartaz na sexta-feira, dia 29 de Maio, Cuca Roseta sobe ao palco no dia 30 e Nelson Freitas atuará no último dia da feira (31 de Maio). A animação não se esgota nestes três concertos e também os artistas locais terão um papel importante ao longo dos três dias, sem esquecer os DJs que prometem agitar o público nas noites longas da feira.
As entradas para a Santiagro 2015 têm o custo diário de dois euros e o bilhete geral (3 dias) terá o custo de quatro euros. A inauguração oficial da Feira está marcada para as 15 horas do dia 29 de Maio, na tenda multiusos (zona do terrado).

Agência de Notícias

Comentários