Praias de Setúbal e Sesimbra mantêm bandeira azul

Praias da região continuam com qualidade reconhecida 

A Praia da Figueirinha ostenta, pelo sétimo ano consecutivo, a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência desta zona balnear da orla marítima de Setúbal. O anúncio foi feito a 30 de Abril, em conferência de imprensa, pela Associação Bandeira Azul da Europa, entidade que atribuiu este ano o galardão a um total de 299 praias portuguesas, marítimas e fluviais, entre Portugal continental e ilhas. “Faz da praia a tua mudança” dá tema à edição de 2015 da Bandeira Azul, temática sobre a qual são desenvolvidas nas 707 ações de sensibilização ambiental programadas para as praias e marinas portuguesas, ao longo da época balnear, a qual decorre em Setúbal entre 15 de Junho e 15 de Setembro. Em Sesimbra, serão quatro as praias a exibir a bandeira azul na próxima época balnear. 
Bandeira azul estará em cinco praias de Setúbal e Sesimbra 

No Norte, contabilizam-se 65 praias com a Bandeira Azul e no Centro, 27, enquanto na região do Tejo receberam o galardão 54. No Alentejo são distinguidas 26, entre elas a Praia da Figueirinha, e no Algarve há 85 praias a ostentar a bandeira.
Nas ilhas, regista-se a atribuição da Bandeira Azul a 31 praias no arquipélago dos Açores, enquanto na região da Madeira assinala-se o galardão distingue um total de 11 praias.
A Bandeira Azul, implementada à escala europeia em 1987, por iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental, com o apoio da Comissão Europeia, está também patente este ano em 15 marinas portuguesas.
A habitual cerimónia de entrega do galardão e hastear da Bandeira Azul no areal da Praia da Figueirinha está prevista para o dia 18 de Junho, às 14h30.
“Faz da praia a tua mudança” dá tema à edição de 2015 da Bandeira Azul, temática sobre a qual são desenvolvidas nas 707 ações de sensibilização ambiental programadas para as praias e marinas portuguesas, ao longo da época balnear, a qual decorre em Setúbal entre 15 de Junho e 15 de Setembro.
A Bandeira Azul tem como objetivo elevar o grau de consciencialização dos cidadãos para a necessidade de proteção do ambiente marinho e costeiro e incentivar a realização de ações conducentes à resolução de problemas existentes.
A distinção é atribuída anualmente mediante a avaliação de 32 critérios, 28 dos quais de cumprimento obrigatório, repartidos pelos grupos “Informação e Educação Ambiental”, “Qualidade da Água”, “Gestão Ambiental e Equipamentos” e “Segurança e Serviços”.

Sesimbra mantém quatro bandeiras azuis
As praias do Ouro e Califórnia, na Baía de Sesimbra, e as praias do Moinho de Baixo, na Aldeia do Meco e Lagoa de Albufeira-Mar, vão hastear a Bandeira Azul da Europa  na próxima época balnear.
Sesimbra mantém assim as quatro bandeiras azuis conquistadas em 2014, facto que vem reconhecer uma vez mais a qualidade dos areais sesimbrenses, que todos os anos atraem milhares de veraneantes.
Qualidade das águas, segurança e serviços, gestão ambiental e equipamentos, e informação e educação ambiental são os critérios para a atribuição deste símbolo de qualidade ambiental por parte da Bandeira Azul da Europa.

Agência de Notícias

Comentários