Montijo entrega prémio de poesia a David Elrich

Montijo Jovem é “a celebração da língua e literatura portuguesas”

David Elrich foi o grande vencedor do VII Concurso de Poesia e Ficção Narrativa Montijo Jovem com a obra “Corpo Casa Mundo”. O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, entregou o prémio ao jovem numa cerimónia que decorreu no dia 14 de Maio, no Jardim Casa Mora, no âmbito da Semana da Juventude. David Elrich, que já tinha vencido este concurso em 2009 também na categoria de poesia, destacou a importância do prémio como medida pública: “vivemos numa era em que se diaboliza o serviço público e estas iniciativas provam que vale a pena existir entidades públicas que apostam na cultura e nas pessoas”, afirmou o jovem poeta. No total, concorreram dez trabalhos ao Concurso de Poesia e Ficção Narrativa. Desde 2001, que este concurso tem sido um exemplo de sucesso na política cultural do município do Montijo. 
Prémio literário foi entregue no jardim da Casa Mora

Nuno Canta relembrou que o prémio Montijo Jovem foi criado “por entendermos que os jovens têm um papel imprescindível na construção da cidadania”, acrescentando que “a diferença deste concurso reside na faixa etária, entre os 15 e os 25 anos, dando a estes jovens a oportunidade de concretizar os seus sonhos”.
O autarca agradeceu o trabalho do júri “sem o qual o prémio não teria a grandeza que já atingiu” e considerou que o concurso Montijo Jovem é “a celebração da língua e literatura portuguesas”.
David Elrich, que já tinha vencido este concurso em 2009 também na categoria de poesia, destacou a importância do prémio como medida pública: “vivemos numa era em que se diaboliza o serviço público e estas iniciativas provam que vale a pena existir entidades públicas que apostam na cultura e nas pessoas”, afirmou.
O presidente do júri, o professor Manuel Frias Martins, considerou o Montijo Jovem “um prémio de valor excecional” para os jovens escritores e explicou que o júri, este ano, não atribuiu prémio na categoria de ficção narrativa “pois os trabalhos apresentados a concurso não tinham a qualidade de edições anteriores”.
Sobre a obra vencedora de David Elrich na modalidade de poesia revelou que captou “a atenção de todos os elementos do júri. É uma obra onde se nota a evolução do autor face ao trabalho apresentado em 2009, uma obra onde o poeta já conseguiu encontrar o seu caminho estético”.
Para além do prémio no valor de 1250 euros, David Elrich tem ainda a oportunidade de ver publicada a sua obra. O júri decidiu, igualmente, atribuir uma menção honrosa na modalidade de poesia a Helena Simões com a obra “Vagabundo”.
No total, concorreram dez trabalhos ao VII Concurso de Poesia e Ficção Narrativa. Desde 2001, que o Concurso de Poesia e Ficção Narrativa tem sido um exemplo de sucesso na política cultural do município do Montijo, tanto pela quantidade dos trabalhos concorrentes como pela qualidade das obras vencedoras.

Agência de Notícias

Comentários