Dá um Gosto ao ADN

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Brigada do Mar limpa praias do concelho de Grândola

"Vamos 'varrer' os 45 quilómetros de frente Atlântica de Grândola"

Durante 10 dias, a Brigada do Mar regressa à costa de Grândola para limpar 45 quilómetros de areal entre Melides e Tróia. Este ano, a ação, que decorre até dia 17 de Maio, conta com 100 voluntários inscritos. Desde o primeiro ano da iniciativa, em 2009, a Brigada do Mar já recolheu das praias portuguesas mais de 150 toneladas de lixo, revela Rute Novais, responsável de comunicação da associação. A acção de limpeza já encontrou uma baleia anã morta. O cetáceo, que media 3,5 metros, segundo o Instituto de Conservação de Natureza e da Floresta, pesaria mais de 500 quilos, tendo dado à costa a 600 metros para norte da praia da Galé. O animal foi avistado a boiar, vindo a ser arrastado para o areal pelas viaturas dos serviços municipais. Os voluntários da Brigada do Mar vão continuar no terreno até domingo. 
Limpeza da costa atlântica de Grândola termina este domingo  

"Dias de Brigada do Mar em Grândola, é isto: lixo, lixo, mar azul, areia dourada, vegetação colorida, gente que vem, vai e volta, lixo, muito ânimo e criatividade", escreve a organização do evento na sua página do facebook.
A iniciativa arrancou há quase uma semana com mais de 100 voluntários inscritos, sendo que a maior parte dos participantes adere à iniciativa no fim-de-semana. Muitos dos voluntários são grupos organizados por escolas e empresas, no âmbito da sua vertente social.
Mas qualquer pessoa pode participar bastando para isso fazer o registo através do formulário online. A associação, com o apoio da Câmara  de Grândola e de outras entidades como o Parque de Campismo da Galé, garante aos voluntários que participem durante mais de dois dias alojamento, alimentação, equipamento (pás e sacos), seguro e proteção solar.
Embora em 2014 ainda tenham recolhido mais de 14 toneladas de lixo naquela costa, Rute Novais afirma que, graças a esta sensibilização, reforçada com as imagens que são publicadas online pela associação, tem dados frutos.
"Em 2009, quando começámos, era assustador: a quantidade de resíduos era, por vezes, maior do que os elementos naturais. Agora verificamos que as praias estão mais limpas e por isso, este ano, reduzimos os dias da limpeza de 15 dias para 10 dias", sublinha a responsável da Brigada do Mar.
Durante as recolhas, a Brigada do Mar separa o plástico recolhido do lixo indiferenciado e, graças a uma parceria com a empresa Extruplás, esse plástico é depois reciclado transformado-se em mobiliário urbano.
A ação da Brigada do Mar estende-se ao longo do ano a outros pontos do país. Para este Verão, já estão a ser organizadas limpeza, em Julho e Setembro, em locais como a Ericeira e Costa de Caparica que serão anunciadas no blogue e no facebook da associação.

Agência de Notícias

0 comentários:

Enviar um comentário

Cartão de Visita do Facebook

Anúncios

Se quiser anunciar neste site entra em contato com publicidadeadn@gmail.com
 
ADN-Agência de Notícias | por Templates e Acessórios ©2010