Ruínas de Tróia recriam Mercado Romano

Organização espera mais de 4500 pessoas no Mercado Romano 

É já nos próximos 1, 2 e 3 de Maio, entre as 11 e as 20 horas, que as Ruínas Romanas de Tróia, no concelho de Grândola, serão palco do Mercado Romano, uma verdadeira viagem ao passado que terá como objetivo reavivar a história deste que é o maior complexo de salgas de peixe conhecido no mundo romano. Este ano recriam-se os Ludi Florales, Jogos Florais, um conhecido festival romano em honra da deusa Flora. A entrada no Mercado Romano de Tróia tem o custo de três euros por dia e é gratuita para menores de 5 anos. Para chegar às Ruínas Romanas de Tróia, haverá o serviço de transporte gratuito de visitantes em autocarros a partir dos cais dos ferries e dos catamarans de Tróia.
Ruínas de Tróia vão recriar Mercado Romano este fim de semana 

Durante três dias, numa iniciativa organizada pelo Troia Resort, os visitantes recuarão dois mil anos no tempo, cruzando-se com vários personagens inspirados na Roma Antiga, e ao longo do dia será possível assistir a vários momentos teatrais associados ao culto da deusa Flora, como o Florifertum, o Mito da Deusa Flora e o nascimento de Marte. Haverá também tabernas romanas onde não faltarão os sabores de época, como o porco no espeto, a sopa de “entulho”, os crepes gauleses, hidromel e muito vinho. Vários artesãos e vendedores terão à venda peças em ferro e cerâmica, bijuteria, coroas de flores, frutos secos, vários doces e mel, no meio de muita música, danças e animação.
Uma Quinta Romana com animais vivos e passeios de burro e de pónei farão as delícias dos mais novos. Haverá ainda oficinas educativas para fazer coroas de flores, louros e hera e máscaras de teatro clássico inspiradas na figura da deusa Flora e seu esposo Zéfiro, organizadas pelo Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. As crianças serão ainda convidadas a preparar oferendas para a deusa e diversos jogos tradicionais romanos vão garantir o divertimento de toda a família.
A entrada no Mercado Romano de Tróia tem o custo de três euros por dia e é gratuita para menores de 5 anos. Para chegar às Ruínas Romanas de Tróia, haverá o serviço de transporte gratuito de visitantes em autocarros a partir dos cais dos ferries e dos catamarans de Tróia.
O evento tem a parceria da Câmara de Grândola, da Câmara de Setúbal, do Turismo do Alentejo, do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, do Pestana Tróia e Infratróia. A animação histórica está a cargo do Passado Vivo e a transportadora oficial é a Atlantic Ferries.
Depois de a edição de 2014 ter trazido às Ruínas Romanas de Tróia mais de 4500 visitantes, o Mercado Romano de Tróia "regressa agora para promover a dinamização cultural deste importante património histórico e arqueológico da região, classificado como Monumento Nacional desde 1910", escreve a administração da Troia Resort.

Agência de Notícias

Comentários