Atendimento para jovens em Alcochete agrada à JSD

Programa vital no apoio aos jovens trabalhadores e aos estudantes

Os Jovens Social-Democratas de Alcochete felicitou a autarquia local pela criação do programa “Bússola – Atendimento Jovem”. Esta iniciativa, diz a JSD em comunicado, "também constava no programa eleitoral do PSD Alcochete para as eleições autárquicas de 2013, tem como intuito a desburocratização de processos, a indicação de apoios para a criação do próprio emprego e o incentivo do empreendedorismo, bem como a promoção do voluntariado". A JSD diz que é preciso mais. "Pensamos que o degrau seguinte passará pela criação do Conselho Municipal da Juventude, uma proposta da JSD Alcochete e que a Câmara não aprovou repetidas vezes, considerando-a uma iniciativa inválida, o que denota alguma falta de visão estratégica e de futuro, não dando, mais uma vez, voz aos jovens de Alcochete", referem os jovens social-democratas. 
Criação de atendimento jovem agrada à JSD de Alcochete 


No entender da JSD, "a criação deste programa faz todo o sentido no nosso concelho, que é o mais jovem do distrito de Setúbal, mas também onde o desemprego não pode passar despercebido, havendo, em Fevereiro de 2015, 286 desempregados com menos de 34 anos de idade".  
Assim, segundo os jovens social-democratas, O “Bússola – Atendimento Jovem”, se bem implementado, "pode assim tornar-se num programa vital de apoio profissional, quer para jovens trabalhadores, quer para estudantes prestes a findar o ensino secundário ou a ingressar no ensino superior".
Menos positivo é o facto de o “Bússola” exigir "marcação prévia, o que revela alguma falta de meios alocados ao projecto, o que não se compreende pois o município de Alcochete é, na Área Metropolitana da Lisboa, aquele que apresenta o maior rácio número de funcionários por cada mil habitantes".
Por outro lado, explica o comunicado da JSD, a ausência de candidatura da Câmara de Alcochete ao Programa de Estágios Profissionais na Administração Local (PEPAL) "mostra a falta de estratégia local, privando os jovens de Alcochete de aceder a uma iniciativa criada pelo Governo e co-financiada em 92 por cento por fundos comunitários associados ao Programa Garantia Jovem". 
Para os jovens social-democratas, "o combate ao desemprego jovem não se fez, por falta de capacidade financeira ou por falta de interesse no PEPAL ou por manifesta falta de vontade política em participar de forma activa numa iniciativa do Governo do PSD".
Em suma, "acreditamos que o primeiro passo está dado mas é preciso mais. Pensamos que o degrau seguinte passará pela criação do Conselho Municipal da Juventude, uma proposta da JSD Alcochete e que a Câmara não aprovou repetidas vezes, considerando-a uma iniciativa inválida, o que denota alguma falta de visão estratégica e de futuro, não dando, mais uma vez, voz aos jovens de Alcochete", conclui a nota da JSD de Alcochete.

Serviço de Atendimento para Jovens
A Câmara  de Alcochete, através do Sector de Desenvolvimento Social, iniciou em Fevereiro um novo serviço de atendimento aos jovens dos 16 aos 30 anos no sentido de elevar o seu nível de informação e assim contribuir para a sua emancipação.
O “Bússola – Atendimento Jovem” pretende ser "um atendimento de referência baseado na convicção de que, com o apoio adequado, cada jovem pode potenciar as suas competências e ser agente da própria mudança", explica a autarquia de Alcochete em comunicado.O novo serviço pretende apoiar na construção do Projecto de Vida do jovem; dar a conhecer percursos formativos ou vias profissionais; ajudar em processos burocráticos; indicar os apoios à criação do próprio emprego e esclarecimentos sobre empreendedorismo; encaminhar para projetos de voluntariado quer ao nível local, quer ao nível internacional e promover a articulação e parceria com entidades exteriores responsáveis por acções e projectos na área da juventude.
O Atendimento Jovem carece de marcação prévia, presencialmente junto do Sector do Desenvolvimento Social, situado na antiga Escola do Rossio, em Alcochete, ou através do número direto 212 348 640 ou do endereço eletrónico dis.ds@cm-alcochete.pt.

Agência de Notícias


Comentários