Grândola recebe Festival Terras Sem Sombra


Cantoras premiadas pelo Vaticano actuam amanhã em Grândola
 
A soprano eslovaca Patricia Janecková e a meio-soprano sul-coreana Celeste Shin JeBang, premiadas pelo Vaticano, atuam pela primeira vez em Portugal, no sábado, em Grândola, no terceiro concerto do Festival Terras Sem Sombra. Segundo o diretor artístico do festival, Juan Ángel Vela del Campo, "é difícil conseguir maior contraste entre duas cantoras" e juntar num recital, em Grândola, Patricia Janecková e Celeste Shin JeBang, que estão "nos antípodas estilísticos", é "uma oportunidade de ouro" e "uma clara aposta no futuro do canto". Na manhã a seguir ao concerto, os espectadores vão "conhecer o extraordinário património geológico português" e observar a antiga corta (escavação a céu aberto) e uma galeria mineira do Lousal, "santuários" de geodiversidade e biodiversidade", enquanto contadores de histórias partilharão vivências dos antigos mineiros, explica a organização. 
Uma das melhores sopranos do mundo está em Grândola 

O concerto "Vinho Velho em Odres Novos: Perspetivas das Novas Gerações sobre a Voz Humana", vai decorrer a partir das 21:30 na igreja matriz de Nossa Senhora da Assunção, em Grândola, no litoral alentejano, segundo o Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, o promotor do festival.
"Trata-se da primeira vez que a soprano Patricia Janecková e a meio-soprano Celeste Shin JeBang atuam em Portugal, o que torna este promissor concerto uma ocasião histórica", frisa o DPHA, num comunicado enviado à agência Lusa.
Segundo o diretor artístico do festival, Juan Ángel Vela del Campo, citado pelo DPHA, "é difícil conseguir maior contraste entre duas cantoras" e juntar num recital, em Grândola, Patricia Janecková e Celeste Shin JeBang, que estão "nos antípodas estilísticos", é "uma oportunidade de ouro" e "uma clara aposta no futuro do canto".
Por isso, através do concerto, o Festival Terras Sem Sombra dá "novos sinais de rutura com uma linha demasiado convencional na abordagem da música sacra", frisa o DPHA.
No concerto, as duas cantoras, acompanhadas pela pianista Julia Grejtáková, "outra notável intérprete eslovaca" e com uma "brilhante carreira internacional", vai interpretar um "repertório de excelência" e constituído por obras dos compositores Rombi, Handel, Bach, Mozart, Vivaldi, Rossini e Verdi.
Patricia Janecková e Celeste Shin JeBang, duas "intérpretes de exceção", venceram, em 2014, respetivamente, o primeiro e o segundo prémios do Concurso Internacional de Música Sacra de Roma, "realizado sob a égide da Santa Sé".

Promover património do Alentejo 
No âmbito do seu programa de preservação da biodiversidade, o festival vai promover no domingo, a partir das 10 horas, uma ação para o público "mergulhar nos tempos geológicos" e desvendar os "segredos" da Mina do Lousal, situada na Faixa Piritosa Ibérica, "uma das principais regiões mineiras da Europa".
Durante a ação, os participantes vão "conhecer o extraordinário património geológico português" e observar a antiga corta (escavação a céu aberto) e uma galeria mineira do Lousal, "santuários" de geodiversidade e biodiversidade", enquanto contadores de histórias partilharão vivências dos antigos mineiros, explica o DPHA.
A edição deste ano do Festival de Musica Sacra do Baixo Alentejo - Terras Sem Sombra, a 11.ª, com o tema "O Magnum Mysterium - Diálogos Musicais no Sul da Europa (Séculos X-XXI)", decorre até ao dia 04 de Julho e inclui oito concertos em igrejas do Alentejo e ações associadas à biodiversidade alentejana nas manhãs dos dias a seguir aos espetáculos.

Agência de Notícias

Comentários