Festival da Flor arranca amanhã no Fórum Montijo

A capital da flor quer comerciantes a florir as ruas da cidade 

A partir do próximo sábado e até dia 26 de Abril, o Fórum Montijo celebra o “Festival da Flor”, num evento com trabalhos de arte floral ao vivo, esculturas de flores, túneis, entre outras surpresas. O evento conta com os maiores produtores de flores da região. Quem visitar o Fórum Montijo durante o Festival poderá encontrar, por exemplo, uma mini-estufa com uma plantação da Flor do Montijo: a Gerbera. Ainda no Montijo, a autarquia, quer florir as ruas e as avenidas da cidade. Para isso, a Câmara do Montijo convida todos os comerciantes a participar na iniciativa “Vamos Florir o Montijo”, no âmbito do projeto Montijo Lugar de Encontros que arranca a 9 de Maio com esta iniciativa. O Montijo é a região do País com maior área de produção de flores de corte, e com a maior área de produção de gerberas da Península Ibérica. A indústria tem cerca de 20 empresas e dá trabalho a mais de mil pessoas.
Festival da Flor está a chegar ao Fórum Montijo 

Arranca este sábado, no Fórum Montijo, o "Festival da Flor". O evento conta com os maiores produtores de flores da região. Quem visitar o Fórum Montijo durante o Festival poderá encontrar, por exemplo, uma mini-estufa com uma plantação de Gerbera.
Ainda durante estes dias será possível conhecer as várias etapas do processo de plantação da flor, desde a plantação à comercialização. Há ainda esculturas de flores, túneis, arranjos florais e uma exposição de centenas de flores gigantes decoradas por Escolas, Unidades de Saúde, Instituições e Entidades parceiras do Fórum Montijo.
Este acontecimento marca o início da Primavera na cidade do Montijo, considerada a Capital da Flor em Portugal. 
Em paralelo a este festival, a Câmara do Montijo está a convidar todos os comerciantes a participar na iniciativa “Vamos Florir o Montijo”, no âmbito do projeto Montijo Lugar de Encontros que arranca a 9 de Maio com esta iniciativa. A câmara irá assinalar o evento com a decoração da Rua Almirante Cândido dos Reis e da Praça da República totalmente dedicada às flores e com muita animação.
De acordo com o gabinete de imprensa do município, a participação dos comerciantes é "fundamental para embelezar a nossa cidade. Ao decorar o seu estabelecimento comercial com motivos florais e ao colocar uma passadeira verde na entrada estará a concorrer ao título do estabelecimento mais bonito. A Associação Portuguesa de Produtores de Plantas e Flores Naturais disponibiliza flores e plantas a preços simbólicos a todos os comerciantes interessados".
A decoração deverá permanecer de 9 de Maio a 13 de Junho, período durante o qual todos os estabelecimentos aderentes serão fotografados e as imagens colocadas no facebook da câmara. "A fotografia com mais likes será eleita vencedora", explica a autarquia.
As inscrições estão abertas até ao dia 27 de Abril através do email gcrp@mun-montijo.pt ou do telefone 21 232 76 42.
O Montijo é a região do País com maior área de produção de flores de corte, e com a maior área de produção de gerberas da Península Ibérica. Os cerca de 250 hectares de produção implantadas nas zonas de Montijo, Alcochete e concelhos limítrofes, são responsáveis por mais de 70 por cento da flor de corte produzida no País. Estas áreas dividem-se aproximadamente por cerca de 20 empresas, que no seu todo empregam directamente cerca de mil trabalhadores.

Comentários