Especialistas criticam opção Terminal no Barreiro

"Esta opção  não serve a competitividade da economia nacional" 

A contestação à opção do Governo para construir o terminal de contentores no Barreiro está a subir de tom. Depois das primeiras críticas do bastonário da Ordem dos Engenheiros, Carlos Matias Ramos, que foi acompanhado por diversos técnicos e especialistas no sector portuário, esta semana foi a vez da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes emitir um comunicado considerando que a opção por este investimento não serve a competitividade da economia nacional. No entender desta associação de gestores e especialistas de topo no sector dos transportes em Portugal coloca como alternativa a possibilidade de Setúbal: "o custo de investimento no porto de Setúbal para um terminal de contentores com um cais com o mesmo comprimento e fundos de 15 metros, com uma capacidade semelhante ao terminal previsto para o Barreiro custaria aproximadamente 150 milhões de euros". No Barreiro, os custos podem atingir os 800 milhões. A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou esta semana, por unanimidade, uma moção em defesa do novo terminal de contentores de Lisboa no concelho, referindo que a infraestrutura pode ser um "importante pólo de desenvolvimento".

 Adfersit critica escolha do Barreiro para receber terminal 

"Para melhorar a oferta portuária de carga contentorizada na região de Lisboa, sugere-se ao Governo que equacione e estude as vantagens e desvantagens de todas as alternativas que sirvam a região (situem-se ou não na área de jurisdição da APL) e que depois de um debate público informado, isto é, sustentado em estudos técnico-económicos públicos e escrutináveis, tome uma decisão sobre qual a melhor solução", defende a Adfersit - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento dos Sistemas Integrados de Transportes, presidida por Mário Nobre.
No entender desta associação de gestores e especialistas de topo no sector dos transportes em Portugal, no Barreiro, deverá apenas ser construído um terminal para carga fraccionada, granéis (cimento, cereais, etc) e contentores, "com fundos inferiores aos do projecto actual (16 metros) mas que mesmo assim permita o acesso de navios que façam ligações directas a muitos outros portos europeus".
Esta associação coloca como alternativa a possibilidade de Setúbal: "o custo de investimento no porto de Setúbal para um terminal de contentores com um cais com o mesmo comprimento e fundos de 15 metros, com uma capacidade semelhante ao terminal previsto para o Barreiro custaria aproximadamente 150 milhões de euros, de acordo com dados da Administração dos Portos de Setúbal e de Sesimbra".
A Adfersit sublinha que o custo de investimento no projecto previsto para o Barreiro oscila entre 600 milhões de euros, incluindo acessos e equipamentos) e 800 milhões de euros, de acordo com algumas fontes independentes, aludindo à contestação já assumida pelo bastonário da Ordem dos Engenheiros e a um estudo do Centro de Estudos de Gestão, do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), de Novembro passado, sobre as várias localizações possíveis para um terminal de contentores na região entre Lisboa e Setúbal. 

Dragagens de manutenção no Barreiro podem atingir 20 milhões de euros anuais  
Setúbal reúne melhores condições afirmam alguns especialistas 
"O projecto do novo terminal de contentores no Barreiro, de acordo com o Grupo de Trabalho para os Investimentos de Elevado Valor Acrescentado começou por ser de águas profundas e depois, sem se perceber porquê, deixou de o ser. Ou seja, não se percebe qual a função do terminal no sistema logístico nacional", critica a Adfersit.
Segundo esta associação de gestores e de especialistas de topo do sector dos transportes, no Barreiro, "existe o risco de atribuição de compensações de tráfego ao futuro concessionário", uma questão que a Adfersit diz ter colocado à Secretaria de Estado dos Transportes e sobre a qual não terá obtido qualquer resposta. 
A associação liderada por Mário Nobre acrescenta ainda que "apesar da APL [Administração do Porto de Lisboa] estimar o custo das dragagens de manutenção no Barreiro em cerca de 1,5 milhões de euros por ano, é impossível negar que existe um risco real de poderem vir a custar bem mais de 20 milhões de euros anuais", diz Mário Nobre.
"Reduzir substancialmente os custos das dragagens iniciais e de manutenção para valores razoáveis (assunto a estudar, que se admite poderá conduzir a fundos próximos de 10 metros) que eliminem os riscos do projecto actual e melhorem a relação custos/benefícios", é outra recomendação que Adfersit envia ao Governo no que respeita a esta matéria.
Recorde-se que a opção do Barreiro para construir um novo terminal de contentores na área portuária de Lisboa não é a primeira escolha, uma vez que inicialmente esse projecto foi apontado para a Trafaria, em Almada, tendo-se desistido dessa localização devido à forte contestação movida contra o empreendimento.
O próprio Secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, já defendeu que a opção pelo Barreiro "é a única que está em discussão", descartando a opção pelo porto de Setúbal. No entanto, a divulgação oficial ainda não tenha sido feita pelo Governo. 

Assembleia Municipal unida pelo terminal 
A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou esta semana, por unanimidade, uma moção em defesa do novo terminal de contentores de Lisboa no concelho, referindo que a infraestrutura pode ser um "importante pólo de desenvolvimento para a cidade e para toda a região de Setúbal".
A Assembleia Municipal, órgão em que a CDU é força maioritária, realizou uma sessão extraordinária para debater o novo terminal de contentores no Barreiro, com várias forças políticas a apresentarem moções.
Após uma intervenção do presidente da autarquia, Carlos Humberto, que apelou à união, os grupos municipais dos vários partidos reuniram-se e conseguiram chegar a acordo, num documento que foi aprovado por unanimidade por todas as forças politicas representadas. CDU, PS, PSD, BE e Movimento Independente, estão de acordo e querem que o Terminal "atraque" de vez no Barreiro.

Comentários