Contas do Montijo estão com resultados positivos

Câmara com um milhão de euros de saldo positivo 

A última reunião pública da Câmara do Montijo foi  marcada pela aprovação da prestação de contas da autarquia referentes a 2014. A proposta foi aprovada com os votos a favor do PS e as abstenções do PSD e da CDU. O resultado líquido do exercício de 2014 é positivo em um milhão e 169 mil euros e, ainda mais significativo, é o saldo de gerência, de mais de dois milhões 572 euros. O presidente da Câmara do Montijo, considerou que os resultados obtidos “confirmam a elevada capacidade da gestão do município, a lucidez e o caminho que está ser prosseguido no desenvolvimento do Montijo, mesmo num cenário de recessão económica e com políticas nacionais fortemente restritivas da atividade municipal”, explicou Nuno Canta. 
Câmara do Montijo encerrou 2014 com contas positivas 

Ao nível da receita arrecadada verificou-se um novo decréscimo na ordem de um milhão de euros (27 243 437,25 euros em 2013 para 26 302 681,10 euros em 2014), justificado pela continuidade do clima económico recessivo que o país atravessa.
Apesar da diminuição da receita arrecadada, a 31 de Dezembro de 2014, a Câmara não apresentava pagamentos em atraso. Em 2014, a dívida de curto e médio prazo decresceu 47 por cento face a 2013 e foi possível proceder à amortização de empréstimos de médio e longo prazo no valor de um milhão e 89 mil euros.
O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, considerou que os resultados obtidos “confirmam a elevada capacidade da gestão do município, a lucidez e o caminho que está ser prosseguido no desenvolvimento do Montijo, mesmo num cenário de recessão económica e com políticas nacionais fortemente restritivas da atividade municipal”.
Um cenário que condicionou “muitas das propostas de trabalho para o desenvolvimento do concelho. Contudo, fruto de uma gestão de rigor, equilibrada e transparente ao serviço do povo do Montijo, concretizámos com êxito as propostas realistas que assumimos e que representam uma melhoria na qualidade de vida da população”, afirmou o autarca.
Entre os investimentos estratégicos iniciados em 2014 destacam-se a reabilitação do Mercado Municipal, a requalificação do Passeio do Cais e a construção do novo Jardim de Infância do Alto Estanqueiro. A atividade municipal ficou, ainda, marcada por diversas ações ao nível do ordenamento do território, da manutenção e limpeza dos espaços públicos, do apoio ao movimento associativo e à cultura, assim como o apoio às famílias e crianças através das competências municipais de âmbito social e educativo.
De acordo com a legislação em vigor, a prestação de contas foi submetida a certificação legal por uma equipa de auditores que declarou que as demonstrações financeiras do município do Montijo apresentam de forma verdadeira e apropriada a posição financeira do município do Montijo em 31 de Dezembro de 2014.

Agência de Notícias

Comentários