Câmara Municipal de Sesimbra reduz dívida

Autarquia "emagrece" dívida em 5,2 milhões de euros em 2014 

Em 2014, a dívida total da Câmara Municipal de Sesimbra foi reduzida em 5,2 milhões de euros, situando-se atualmente nos 27,6 milhões, disse ontem a autarquia em comunicado. "A maior redução, 3,5 milhões, deu-se na dívida de curto prazo, que hoje é de 6,46 milhões, o nível mais baixo dos últimos 10 anos. Já na dívida de médio e longo prazo a diminuição foi de 1,7 milhões", explica a autarquia gerida por Augusto Pólvora, da CDU.  Estes dados fazem parte do relatório e contas de 2014, aprovado por maioria, com duas abstenções do Partido Socialista. O documento foi enviado para aprovação da Assembleia Municipal.
Apesar de ter reduzido a dívida ainda é superior a 27,5 milhões

"Com estes valores, e face à nova lei das Finanças Locais, a margem de endividamento do município é superior a 23 milhões de euros", realça a Câmara de Sesimbra.
 Importa lembrar que há poucos anos a autarquia "tinha esgotado a sua capacidade de endividamento, o que demonstra bem a evolução positiva das contas, mesmo com o investimento de mais de 30 milhões de euros, realizado nos últimos anos, principalmente nas áreas do saneamento, habitação, urbanismo, equipamentos escolares, cultura ou reabilitação do património", reforça o documento aprovado em reunião de Câmara.
No que respeita às Grandes Opções do Plano, o grau de execução atingiu os 74 por cento, e o investimento realizado superou os 8,2 milhões de euros.
Merece igualmente referência o decréscimo das despesas com pessoal, que "só não foi mais expressivo devido ao aumento dos encargos sociais na ordem dos 1,6 milhões de euros", destaca a governação Augusto Pólvora. 
Outro dado relevante foi a diminuição das despesas com consumíveis, eletricidade e, sobretudo, telecomunicações. Nesta última rúbrica, comparando com 2013, a redução foi na ordem dos 100 mil euros.

Agência de Notícias

Comentários