Barreiro organiza evento de voluntariado urbano

Iniciativa venceu prémio "todos queremos o melhor para o nosso Bairro" 

O mega projeto barreirense de voluntariado urbano está de regresso para dois dias inesquecíveis, durante os quais a população será convidada a “arregaçar as mangas” regenerando e reabilitando, de forma bastante positiva, diversas áreas da cidade. O Dia B vai já na sua 4.ª edição e este ano terá certamente um sabor especial, sobretudo depois de ter ficado entre os 10 vencedores do Prémio “Todos queremos o melhor para o nosso bairro”, organizado pela Comunidade EDP e a Revista “Visão”, com o Alto Patrocínio da Presidência da República. O prémio reverterá para material a utilizar no DIA B, que terá lugar a 5 de Junho (nas escolas) e 6 de Junho (no espaço público). A vice-presidente da autarquia, salienta que o Dia B tem crescido "ano após ano". As inscrições e ideias para a iniciativa da Câmara e das Juntas de Freguesia do Barreiro, encontram-se abertas até 8 de Maio no site da Câmara do Barreiro.
Câmara do Barreiro apresentou projeto do Dia B

Na apresentação pública do quarto Dia B, que decorreu nos Paços do Concelho, Sofia Martins salientou que esta ação de voluntariado que percorre a cidade e o concelho, no início de Junho,  “surge da vontade de uma série de entidades e individualidades”. A vice-presidente da autarquia do Barreiro conta que, de ano para ano, surgem mais voluntários e mais desafios ao projeto que se pretende que “seja marcante na nossa vida e na cidade”.
A autarca agradeceu ainda aos parceiros, patrocinadores, aos trabalhadores da autarquia e das freguesias e aos restantes intervenientes, porque são eles "que tornam possível este mega projeto de voluntariado urbano na nossa cidade", concluiu Sofia Martins.
Mónica Duarte, a coordenadora do projeto, salienta que, para esta edição, em particular para o dia 5 de Junho, já foram recebidos cerca de 70 projetos das escolas, que irão envolver cerca de três mil pessoas, e apresentou o site oficial do evento onde os interessados podem inscrever-se como voluntários ou parceiros. As inscrições e ideias para o dia 6 de Junho encontram-se abertas até 8 de Maio. Este ano, podem inscrever-se para “Movimento o Dia B na minha rua”, "onde o participante apresenta o que quer fazer no seu bairro e pode mobilizar os vizinhos, amigos, familiares", explica a responsável do projeto municipal.
“O Dia B é uma molokura”; "onde artistas podem apresentar projetos para a pintura de moloks espalhados pela cidade";  “Caminhada Ecológica”, que  visa a "limpeza das praias fluviais e zonas ribeirinhas com início na praia de Alburrica até à praia de Copacabana";  “Plantar uma árvore na cidade” (com o apoio do Forum Barreiro) ou apenas "inscreverem-se, independentemente da ação que se realize", adianta Mónica Duarte.
O presidente da autarquia refere que, independentemente da responsabilidade da Câmara do Barreiro e das freguesias na gestão do Concelho, as instituições e os cidadãos podem e devem construir soluções para o Barreiro. “O Dia B é uma forma de dar um contributo e corresponsabilizar todos pelo Concelho que vamos construindo”, realça Carlos Humberto.  O autarca salientou ainda a importância do “ato de participar, em que todos damos um pouco de nós para que todos em conjunto possamos receber algo melhor”.
Até agora, o DIA B conta já com 18 parceiros: A Loja da Flor, AKI, ADHESIVE Design, Clube de Fotógrafos do Barreiro, Continente do Barreiro, CP, Fisipe, Forum Barreiro, Marcontin, Montana, Nova AP, Opticalia Santa Maria, Península Digital, Soflusa, SOPSA, STALBA, TCB e Viva Fit.
A organização do evento está a cargo do Município do Barreiro, União das Freguesias do Barreiro e Lavradio; Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, da União de Freguesias de Palhais e Coina e Junta de Freguesia Santo António da Charneca.


Comentários