Alcácer promove prevenção dos maus-tratos à infância

Maus tratos infantis e juvenis em discussão em Abril 

A Câmara de Alcácer do Sal, as juntas de freguesia do concelho, agrupamentos de Escolas de Alcácer e do Torrão e a Associação de Desenvolvimento do Torrão, em colaboração com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcácer, associa-se ao mês de Abril, “Mês da Prevenção dos Maus-Tratos à Infância e à Juventude”. A campanha começou no dia 1 de Abril com a colocação por parte da autarquia de dois laços azuis nas duas pontes da cidade de Alcácer do Sal. A programação oficial arranca dia 7 de Abril, com a realização de ciclos de conversas, filmes de sensibilização para o problema e encontros nas escolas do concelho. De acordo com a responsável Ação Social na autarquia, esta iniciativa pretende "proporcionar aos mais novos capacidade para que reivindiquem os seus direitos, mostrando-lhes que a violência é o desrespeito e a violação dos direitos humanos”, diz Ana Chaves.
Laço Azul pelos maus tratos infantis em destaque em Alcácer

“A colocação dos laços azuis, símbolo dos maus tratos às crianças e jovens, pretende contribuir para a consciencialização da comunidade para este fenómeno preocupante e que assume contornos de gravidade progressiva”, realçou a vereadora Ana Chaves, responsável pela Ação Social na Câmara Municipal de Alcácer do Sal e que alerta ainda para a necessidade de se “dar conhecimento de maus tratos infantis e juvenis às Comissões de Proteção de Menores, assim como proporcionar aos mais novos capacidade para que reivindiquem os seus direitos, mostrando-lhes que a violência é o desrespeito e a violação dos direitos humanos”. A vereadora Ana Chaves adianta que “está nas nossas mãos facilitar a prevenção”.
O movimento Laço Azul tem a sua origem em Virgínia, nos Estados Unidos, em 1989. Nesse ano, Bonnie W. Finney divulgou a história trágica dos maus-tratos aos seus netos. Para despertar consciências e sobretudo suscitar questões, a avó atou à antena do seu automóvel uma fita azul, a cor das nódoas negras dos seus netos. A fita servia de mote para contar os acontecimentos dramáticos e alertar para a problemática dos maus-tratos na infância. Esse primeiro laço deu origem a um movimento, que rapidamente ganhou dimensão mundial.

Programação
Dia 7 de Abril, terça-feira arranca a iniciativa “A Biblioteca vai à Escola”, onde técnicas da biblioteca de Alcácer do Sal, vão contar uma história às crianças sobre a problemática dos maus tratos à infância e à juventude.
Esta iniciativa agendada para os dias 7,8,9, 13,14,15,16 e 17 de Abril vai percorrer as escolas do concelho e terminará, em cada escola com o lançamento de balões azuis pelas crianças a quem foi contada a história.
Outra iniciativa é a passagem do filme “Os gatos não têm vertigens”, que será exibido para os alunos do 3º ciclo e do secundário, do Agrupamento de Escolas de Alcácer, no Auditório Municipal, dia 10 de Abril durante três sessões ao longo do dia.
O mesmo filme será exibido para os alunos do 3º ciclo do Agrupamento de Escolas do Torrão, dia 16 de Abril, pelas 14h30. A projeção será no Centro Escolar do Torrão.

“Conversas às Terças”
Relativamente ao ciclo de “Conversas às Terças”, o mesmo terá início no dia 7 de Abril, pelas 14h30 no Auditório Municipal, com a participação de Pedro Vaz Santos, psicólogo clínico e terapeuta familiar que irá abordar “Os problemas de comportamento – qual a sua origem? os genes? a qualidade dos cuidados? os episódios de vida?”.
Pedro Vaz Santos é psicólogo clínico e terapeuta familiar do PIN – Centro de Desenvolvimento (Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Formado em Terapia Familiar e Sistémica pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e formado em Terapia Multi – Familiar pelo Marlborough Family Centre, Londres).
Dia 14 de Abril, “As Conversas às Terças” tem como orador Alberto Magalhães, psicólogo da equipa de psiquiatria para a infância e juventude, do Hospital do Espírito Santo, de Évora.
A comunicação dirige-se a pais e professores e subordina-se ao tema: “Problemas de comportamento: pais e professores à nora…” Esta iniciativa realiza-se na sala Zeca Afonso, na escola secundária, pelas 17h30 horas.
Dia 28 de Abril, é a vez de Joana Espírito Santo, psicóloga clínica, coordenadora do projeto social da Fundação Herdade da Comporta. A sua comunicação intitula-se “A Escola? Que grande seca!”. É dirigida a pais e professores. Terá lugar na Sala Zeca Afonso, na escola secundária de Alcácer do Sal, pelas 17h30. Nos dias em que se realizarem iniciativas, será solicitado aos participantes que vistam uma peça de roupa azul.

Agência de Notícias

Comentários