Academia Sénior de Canha e Pegões festeja aniversário

 Transformar Montijo num lugar de vida

A Academia Sénior do Projeto Junto de Si de Pegões e Canha comemora o seu terceiro aniversário no próximo dia 24, sexta-feira, pelas 15 horas, no auditório da União de Freguesias de Pegões. Durante a tarde vão decorrer várias iniciativas. A Academia Sénior da União de Freguesias de Pegões conta com 170 utilizadores entre os 50 e os 86 anos e tem atelieres de animação desportiva e cognitiva, informática, língua portuguesa, atelier de leitura em voz alta, bordados, artes expressivas, inglês, teatro e música. O presidente da Câmara e das juntas de freguesia de Canha e Pegões irão marcar presença na cerimónia. 
Academia Sénior completa três anos 

Será apresentado um apontamento intitulado “A visão sobre a Academia pelo olhar de professores e voluntários”. Depois da apresentação de um vídeo sobre as atividades desenvolvidas pela Academia durante o ano transato serão homenageados os alunos inscritos em quatro ateliers ou mais.
Durante a tarde vão decorrer várias iniciativas. Será apresentado um apontamento intitulado “A visão sobre a Academia pelo olhar de professores/voluntários”. Depois da apresentação de um vídeo sobre as atividades desenvolvidas pela Academia durante o ano transato serão homenageados os alunos inscritos em quatro ateliers ou mais. O Atelier de leituras animadas irá proporcionar um momento dedicado à poesia.
A Academia Sénior é uma das áreas chave do Projeto Junto de Si, financiado pelo PRODER e cujo principal objetivo é "criar, dinamizar, e organizar atividades culturais, recreativas, de convívio e de aprendizagem sobre diferentes temas, através de um modelo de formação não formal", refere a câmara do Montijo.
Para o chefe do executivo, “as políticas da autarquia direcionadas para o envelhecimento ativo, como a universidade sénior, as academias seniores, o projeto Junto de Si, enquadram-se numa visão de desenvolvimento, que não esquece a dimensão cultural e do conhecimento ao longo da vida das pessoas, com vista a uma vida com qualidade e dignidade”, disse Nuno Canta
“É a cultura, o conhecimento, a criação e a arte, que nos junta a todos, para transformar Montijo num lugar de vida e de vida com futuro”, sublinhou o presidente.
A Academia Sénior da União de Freguesias de Pegões conta com 170 utilizadores entre os 50 e os 86 anos e tem os seguintes atelieres: animação desportiva e cognitiva, informática, língua portuguesa, atelier de leitura em voz alta, bordados, artes expressivas, inglês, teatro e música.
As atividades proporcionadas, em regime de ensino não formal, permitem a "aquisição de conhecimentos ao nível das novas tecnologias, bem como a divulgação da história, das tradições, da cultura e da arte", ao mesmo tempo que "impulsionam o envolvimento dos alunos em iniciativas culturais, de cidadania e de lazer, incentivando as relações interpessoais entre várias gerações", explica a autarquia. 
A cerimónia contará com a presença e intervenção do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, de João Martins, presidente da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo, de António Miguéns, presidente da União de Freguesias de Pegões e de Armando Piteira, presidente da freguesia de Canha.

Agência de Notícias


Comentários