Setúbal duplica hortas urbanas nas Amoreiras

Câmara abre candidaturas para 74 hortas urbanas até final do mês

As candidaturas para a atribuição de parcelas de terreno nos viveiros municipais das Amoreiras, relativas à segunda fase do projeto “Hortas Urbanas de Setúbal”, decorrem entre os dias 16 e 31 de Março. A iniciativa, promovida pela Câmara de Setúbal, está aberta a todos os munícipes interessados em usufruir de uma área de 30 metros quadrados para atividades agrícolas desenvolvidas de forma biológica e sustentável.  Os interessados devem preencher a ficha de candidatura, disponível na Divisão de Espaços Verdes da Autarquia, a funcionar nas instalações dos viveiros, na Avenida D. Pedro V, zona das Amoreiras, e na página de internet da Câmara de Setúbal
Segunda fase de candidaturas às hortas urbanas abre dia 16 

O impresso, devidamente preenchido, deve ser enviado, juntamente com as cópias dos documentos referidas na própria ficha, para o endereço eletrónicodiev@mun-setubal.pt, indicando no assunto da mensagem “Candidatura às Hortas Urbanas do Município de Setúbal”. É ainda possível entregá-los pessoalmente na Divisão de Espaços Verdes.
Os critérios de seleção e distribuição dos candidatos obedecem, de acordo com nota do município, "a parâmetros de cariz social, nomeadamente se o proponente se encontra em situação de desemprego sem auferir do respetivo subsídio, se é beneficiário de prestações de apoio social e se estas representam a única fonte de rendimento ou se é detentor do menor rendimento do agregado familiar".
As novas parcelas situam-se num terreno dos viveiros municipais das Amoreiras anexo ao local onde se encontram as hortas da primeira fase do programa. Os utilizadores podem produzir plantas hortícolas para autoconsumo ou recreio.
“As hortas urbanas dotam o município de um espaço comunitário que permite uma forte conexão ecológica, social e económica entre os habitantes de Setúbal e uma atividade agrícola sustentável”, salientou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, durante a inauguração da primeira fase do projeto, em Julho do ano passado.
“Estas novas hortas permitem o cultivo de alimentos saudáveis ao ritmo da natureza, acrescentando qualidade ao quotidiano urbano e poupança à economia dos agregados familiares”, reforçou a autarca, incentivando os utilizadores a realizar as atividades de horticultura em modo biológico.
A autarquia disponibiliza mais 74 parcelas, número igual ao da primeira fase do programa, algumas delas com características naturais que facilitam a acessibilidade, destinadas a munícipes com mobilidade reduzida. Os encargos parciais de funcionamento das Hortas Urbanas de Setúbal e fornecimento de água têm um valor mensal, por utilizador, de 7,5 euros.
As instalações funcionam de segunda-feira a domingo, das sete  às 21 horas no período de verão, compreendido entre 1 de Abril e 30 de Setembro, e das oito às 19 horas na época de inverno, de 1 de Outubro a 31 de Março, com a possibilidade de ajustar os horários às necessidades dos utentes.
O projeto Hortas Urbanas de Setúbal tem como objetivo "promover e incentivar as atividades de horticultura em modo biológico, fomentando as práticas ancestrais de trabalho do solo, o uso e a partilha sustentável da água e o aproveitamento das características naturais das plantas", explica a Câmara de Setúbal.
"O estímulo da integração e da convivência multicultural é outro dos objetivos desta ação, que visa, igualmente, o aproveitamento dos resíduos orgânicos criados nos viveiros das Amoreiras, contribuindo assim para o descongestionamento do ambiente urbano", diz a autarquia.

Agência de Notícias

Comentários

Enviar um comentário