Montijo vai construir cais para os pescadores da cidade

Montijo recebe "luz verde" para avançar com cais dos pescadores 

O presidente da Câmara  do Montijo anunciou na última  sessão pública da Câmara  que o novo cais dos pescadores obteve a licenciamento das entidades responsáveis pelo ordenamento ribeirinho. Em questão está um investimento de meio milhão de euros financiado pelo programa PROMAR, o Programa Operacional Pesca. Esta é uma obra que há muito tempo era reivindicada pelos pescadores da cidade e pela própria autarquia. O processo arrastou-se durante dois anos e meio pelos gabinetes da administração central que "teimavam" em não licenciar a construção do cais. Nuno Canta sublinhou que o objetivo fundamental deste investimento “não será apenas o construir um porto, mas sim o de dar melhores condições de trabalho, desde logo, aos pescadores do Montijo”. O novo cais será gerido pelos pescadores e pela Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, em parceria com a autarquia. 
Pescadores do Montijo vão ter cais na zona ribeirinha 

“A cidade do Montijo há muito que carece de um cais para apoio aos pescadores e às suas famílias na frente ribeirinha”, afirmou Nuno Canta explicando que a localização “na ponta do muro a jusante do cais dos vapores” encontrava-se sujeita a licenciamento das entidades responsáveis pelo ordenamento ribeirinho, no caso, a Administração do Porto de Lisboa, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região de Lisboa e Vale do Tejo.
“ Durante dois anos e meio foram realizadas diversas diligências com vista ao licenciamento da construção do cais num combate longo e difícil, mas que teve, no passado dia 16 de Março, uma vitória. Finalmente foi dado o parecer e licença à localização do novo Cais dos Pescadores do Montijo” afirmou o presidente.
O autarca sublinhou que o objetivo fundamental deste investimento “não será apenas o construir um porto, mas sim o de dar melhores condições de trabalho, desde logo, aos pescadores do Montijo”.
A nova infraestrutura portuária disponibiliza uma rampa de varadouro, dedicada à manutenção e reparação de embarcações, um terrapleno de cerca de cinco mil  metros quadrados, a construção de sete casas de apresto e apoio, um espaço com mais de 65 metros para a atracação diária de embarcações, garantindo melhores condições de segurança e operacionalidade à atividade piscatória tradicionalmente desenvolvida na cidade.
Nuno Canta finalizou a sua declaração afirmando que o novo cais assume-se “ não apenas como uma obra para fortalecer as condições da atividade da pesca, mas como uma obra que abre novos horizontes, novas potencialidades, para atividades relacionadas com a náutica ribeirinha" da cidade do Montijo.
O autarca realça que “nunca houve um cais de pesca, totalmente dedicado a essa atividade" e quando estiver construído, "será um cais gerido pelos pescadores e pela Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, em parceria com a câmara do Montijo”, conclui o presidente da Câmara de Montijo.

Agência de Notícias

Comentários