Maria Clementina homenageada em Setúbal

"Tem uma marca indelével na vida da cidade" 

Cerca de uma centena de pessoas homenagearam a autora, atriz e professora Maria Clementina Pereira na Casa da Cultura, em sessão realizada no dia 27 à noite, dia em que completou 80 anos. O tributo “Maria Clementina – Uma Mulher da Ribalta”, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Setúbal, da Livraria Culsete, da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal e do atelier DDLX, juntou personalidades de diversas áreas. Algumas, como a presidente do Município, Maria das Dores Meira, a livreira Fátima Medeiros, o ator Carlos Rodrigues e o autor Arlindo Mota, discursaram sobre a homenageada, para destacarem a importância que assume para a cultura de Setúbal.
Setúbal não esqueceu aniversário da professora Maria Clementina 

“Tem uma marca indelével na vida da cidade, seja no teatro, seja nos livros que escreveu, seja na participação cívica na direção de várias associações”, salientou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, referindo-se a Maria Clementina, “fundadora de grupos de teatro amador, que passou pelo teatro profissional, que fez dos palcos a sua casa”.
Maria das Dores Meira felicitou a aniversariante, mulher que tem feito de Setúbal “uma terra melhor, com mais teatro, mais cultura, mais paixão”.
Ao longo da noite foram proporcionados vários momentos em que a poesia de Maria Clementina Pereira foi lida e interpretada por Odete Santos, Célia David, Isabel Ganilho, Graziela Dias e José Nobre, acompanhados ao piano por António Laertes.
No decorrer a sessão foram projetadas imagens que retratam o percurso pessoal e profissional de Maria Clementina Pereira.
No final, foi servido um bolo de aniversário, com a inscrição “Maria Clementina | 80 anos de vida. Uma mulher da ribalta”.
Agência de Notícias

Comentários