Montijo quer melhorar estacionamento no hospital

Autarquia quer que hospital ceda instalações ao Centro de Saúde do Montijo 

O presidente da Câmara do Montijo ficou de “avaliar a possibilidade” de proceder à melhoria do estacionamento na unidade hospitalar do Montijo, após uma visita a esta unidade de saúde acompanhado por Catarina Marcelino. Nuno Canta e a deputada socialista queixaram-se também do serviço de urgência básica. A autarquia, em nota de imprensa, considera a obra no estacionamento do hospital do Montijo “fundamental para o acesso dos doentes utilizadores deste serviço ambulatório”, acrescentando que esta visita serviu ainda para debater, com presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, João Silveira Ribeiro, várias outras questões prementes.
Autarcas e deputados do PS em visita ao hospital do Montijo 

 A visita solicitada por Catarina Marcelino, na sequência de uma pergunta dos Deputados Socialistas eleitos por Setúbal sobre “serviços de saúde no Concelho de Montijo”, teve como objetivo verificar in loco a situação da Urgência Básica que funciona naquele Hospital, confrontada, aliás, com graves dificuldades ao nível dos recursos humanos, e visitar a unidade de cirurgia do ambulatório e a enfermaria de retaguarda existente naquele Hospital.
Os autarcas e a deputada enalteceram o papel do serviço da Unidade Cirurgia Ambulatório (UCA), tendo o presidente da Câmara do Montijo ficado de avaliar a possibilidade de realizar uma intervenção no parque de estacionamento do Hospital, fundamental para o acesso dos doentes utilizadores deste serviço ambulatório.
Contudo, não perderam a oportunidade de expor as suas preocupações sobre o serviço de urgência básica que se manteve operacional a quando da reforma das urgências levada a cabo em 2007, através de um protocolo assinado entre o Ministério da Saúde e a Câmara  de Montijo, que "assegurava uma resposta básica permanente 24 horas, mas que tinha toda uma equipa médica de retaguarda, atualmente inexistente neste Hospital", diz a autarquia em comunicado.
Nuno Canta e Catarina Marcelino questionaram ainda o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Barreiro/Montijo relativamente à "possibilidade de disponibilizar o espaço físico desocupado existente no Hospital para que o Centro de Saúde de Montijo possa alargar as suas instalações e, assim, receber mais médicos de família de modo a responder às necessidades da população".
Perante esta situação, a resposta do presidente do Conselho de Administração do Hospital,  João Silveira Ribeiro, foi de abertura, mas salientou as dificuldades inerentes ao facto das instalações se encontrarem em terreno da Misericórdia de Montijo.
O autarca e a deputada foram acompanhados pela vereadora do pelouro de saúde a ação social, Maria Clara Silva, e pelo presidente da Junta da União das Freguesias Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria.

Agência de Notícias

Comentários