Governo entrega viaturas à misericórdia de Canha

Pedro Mota Soares foi a Canha entregar três viaturas novas

A Santa Casa da Misericórdia de Canha, concelho do Montijo, recebeu três viaturas novas. Os veículos foram entregues, pelo ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social ao abrigo do Fundo de Socorro Social e vão estar ao serviço do Centro de Dia da instituição, permitindo também o transporte de doentes. Pedro Mota Soares referiu que “percebe bem a dificuldade que é servir uma população muito dispersa ao longo deste território, o que implica, do ponto de vista das estruturas quer humanas e materiais, um apoio redobrado, por isso tiveram muito cuidado ao atribuir o Fundo Socorro Social e redirecioná-lo para uma área muito importante, exactamente a da qualidade que a instituição precisa ter”, disse o ministro em Canha. 
Governo elogia trabalho da Misericórdia de Canha, no Montijo

As viaturas, que vão estar ao serviço do Centro de Dia e do transporte de doentes, receberam a bênção do capelão Abrão Kasisa.
Depois de uma visita à Unidade de Cuidados Continuados integrados inaugurada a 25 de Janeiro, a provedora da Santa Casa da Misericórdia, Honorina Silvestre, agradeceu a ajuda que têm recibo do estado através do Fundo de Socorro Social, desta feita para aquisição de três viaturas. Apoio no valor 45 mil euros.
A provedora sublinhou, no entanto, que “fruto dos investimentos realizados a tesouraria tem um equilíbrio débil e precisa do vosso apoio, para que voltemos a um equilíbrio desejado”, recordando que a instituição serve uma comunidade muito carenciada e tem um papel fulcral na freguesia. “Somos o maior empregador da região. Dificilmente encontrará em Canha uma família que não tenha um utente na instituição, ou um familiar a trabalhar connosco ou que de alguma forma receba o nosso apoio”, disse.
Pedro Mota Soares esclareceu ter noção da realidade da instituição. “Percebo bem a dificuldade que é servir uma população muito dispersa ao longo deste território, o que implica, como é óbvio do ponto de vista das estruturas quer humanas e materiais, um apoio redobrado, por isso tivemos muito cuidado ao atribuir o Fundo Socorro Social e redirecioná-lo para uma área muito importante, exatamente a da qualidade que a instituição precisa ter”.
O serviço que estas instituições fazem é, refere o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, essencial. "Cabe ao estado dar-lhes condições, sustentabilidade e o fortalecimento necessário para que estas continuem a poder fazer aquilo que efetivamente sabem. Sou daqueles que acredita que quando essa resposta é gerida por uma instituição social, nós conseguimos chegar com os recursos financeiros que temos a mais pessoas, com mais qualidade” afirmou Pedro Mota Soares.
A cerimónia contou também com a presença de Ana Clara Birrento, diretora do Centro Distrital de Setúbal da Segurança Social, Nuno Canta, presidente da autarquia do Montijo e de Armando Piteira, presidente da Junta de Freguesia de Canha, entre outros convidados.
O momento serviu ainda para o descerrar de uma placa comemorativa da visita do ministro à instituição.

Agência de Notícias

Comentários